Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

O TCE e a ISO

 

ISO - Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra – Suíça, responsável pela normalização (ou normatização) a nível mundial.

 

A ISO tem como objetivo principal, aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos e etc.

O INMETRO é o Órgão reconhecido pelo Governo Brasileiro com autoridade para realizar acreditação para organismos que conduzem e concedem a Certificação.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é o Foro Nacional de Normalização, que atua com mais de 160 Comitês Técnicos.

A ABNT é uma Organização de direito privado, sem fins lucrativos, Acreditada pelo INMETRO para certificação da Normas de Qualidade ISO.

Hoje o tribunal tem 06 (seis) processos certificados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, em relação aos requisitos da Norma Brasileira ABNT NBR ISO 9000:2015.(Fundamentos e Vocabulário) e Norma Brasileira ABNT NBR ISO 9001:2015 (Requisitos) e 01 (um) processo certificado pela Norma Brasileira ABNT NBR ISO 50001:2011.

 

ABNT NBR ISO 9001 é um conjunto de requisitos (ações preventivas, para garantir e padronizar um produto ou um serviço), aplicável a todos tipos e porte de Organização, seja de direito privado ou público, que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, melhorando a prestação dos seus serviços, além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.

 

ABNT NBR ISO 50001 é uma norma que especifica os requisitos necessários visando manter e melhorar um sistema de gerenciamento de energia em uma organização, cuja finalidade é permitir uma melhoria contínua da eficiência, segurança, uso e consumo da energia com uma abordagem sistemática. Essa norma visa permitir que as organizações melhorem continuamente a eficiência, os custos relacionados à energia e a emissão de gases de efeito estufa.

 

Visando dar manutenção aos Processos Certificados está assim incorporado no Planejamento Estratégico 2016-2021, deste tribunal:

  • Meta de Longo Prazo - MLP 8.1 (2021) - Garantir o alcance de, no mínimo, pontuação 3 em 100% dos indicadores do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais - MMDTC

  • Meta de Curto Prazo - MCP 8.1 (2019) - Garantir o alcance de, no mínimo, pontuação 3 em 85% dos indicadores do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais - MMDTC

  • Iniciativa 8.1.5 - Manter as certificações ABNT NBR ISO 9001:2015 e 50001:2011.

Para a gestão pública não existe a figura do lucro, mas sim a melhoria constante dos seus produtos e serviços ofertados à sociedade.

 

FOCO NO CLIENTE

A comissão do Sistema de Gestão Integrado – SGI estabeleceu e se esforça para demonstrar o comprometimento constante em relação ao foco no cliente, buscando assegurar:

  • Os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentares pertinentes sejam determinantes, entendidos e atendidos consistentemente;
  • O foco no aumento da satisfação do cliente seja mantido; e
  • Os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente sejam determinados e abordados.

 

SATISFAÇÃO DO CLIENTE

  • Será utilizada como subsídio para compor a medição de satisfação dos clientes – Interno/Externo, o Resultado da Pesquisa de Satisfação do Cliente, realizada pelo TCE-MT, sempre que definida;
  • Para o Diário Oficial de Contas – DOC, também é utilizada a análise de resultados da pesquisa de satisfação, disponibilizada no site do TCE-MT;
  • Para o Plenário Virtual - PV, também é utilizada a análise de resultados da pesquisa de satisfação, disponibilizada no site do TCE-MT;
  • Para o GEO-OBRAS será utilizada, também, a análise de resultados da pesquisa de satisfação do cliente interno, disponibilizado via software Lime Survey;
  • Para a Auditoria Informatizada de Contas de Governo, também será utilizada a análise de resultados da pesquisa de satisfação do cliente interno, disponibilizado via software Lime Survey;
  • A análise do resultado de Satisfação do Cliente e qualquer outra sugestão, critica ou elogio, devem ser coletadas pelo respectivo gestor de cada processo, e encaminhadas à Comissão Certificação ISO, na SEPLAN. O uso dessas informações serão insumos para análise de dados e visa a promoção da melhoria dos processos.
Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br