Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Quinta, 10 de Agosto de 2017, 10h25

Escolas Estaduais de Cuiabá e Tangará da Serra participam do TCEstudantil

Estudantes, professores e assessores pedagógicos das Escolas Estaduais Pascoal Moreira Cabral, de Cuiabá, e Patriarca da Independência, de Tangará da Serra, participaram ao longo desta semana do Projeto TCEstudantil, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. Os 134 participantes puderam conhecer as atividades de fiscalização desempenhadas pela instituição, receberam palestras sobre a atuação do controle externo e do Ministério Público de Contas (MPC-MT), e visualizaram os canais de comunicação disponíveis à sociedade para denúncias de irregularidades nos serviços públicos prestados.

A Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral esteve no TCE de Mato Grosso na terça-feira (08/08) e trouxe consigo muitas expectativas de conhecer a instituição que fiscaliza os recursos geridos pelos representantes da administração pública. Foi o que declarou a professora de Química e coordenadora pedagógica, Cláudia Magnani, que esteve acompanhando os alunos. Conforme refletiu, hoje as escolas possuem muita cobrança quanto aos conteúdos, e não conseguem abarcar a grandeza do que os estudantes podem de fato absorver para suas vidas. "Por isso este projeto é tão importante, porque muitos alunos despertam para sua realidade, seus direitos e deveres como cidadãos", completou.

Para a estudante Núbia Juliane Oliveira, de 17 anos, o que mais lhe chamou a atenção foram os julgamentos das contas. "Nós não sabíamos que o TCE fiscalizava os recursos públicos. Agora pretendo indicar para os colegas e familiares que acessem ao site e que compartilhem ainda mais essas informações", afirmou.

Emiliane Garbugio, do 2º ano do Ensino Médio
"Nós não sabíamos que o TCE fiscalizava os recursos públicos. Agora pretendo indicar para os colegas e familiares que acessem ao site e que compartilhem ainda mais essas informações"

Os mais de 250 km de distância que separam Cuiabá do município de Tangará da Serra também não aplacaram os ânimos dos estudantes da Escola Estadual Patriarca da Independência, que chegaram cedo na quarta-feira (09/08) para conhecer mais sobre cidadania e controle social. Para a estudante Emiliane Garbugio, do 2º ano do Ensino Médio, projetos como o TCEstudantil são fundamentais para que a população conheça seus direitos e deveres. "Nós devemos ter conhecimento para que mais casos de corrupção não aconteçam. Podemos cobrar porque é nosso direito", concluiu.

A professora de Língua Portuguesa e que atua na Articulação do Ensino Médio da Escola, Eliane Chieregatto, disse que conheceu o TCEstudantil durante a realização de um outro evento do Tribunal de Contas no município, o Consciência Cidadã. "Nós entramos em contato e demonstramos nosso interesse porque esses projetos vão ao encontro do Ensino Médio inovador. Nossa comunidade escolar está localizada no campo e nós queremos ajudar com que eles tenham acesso a uma quantidade maior de informações e alargar seus horizontes" definiu.

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br