Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Terça, 12 de Junho de 2018, 15h28

TCEstudantil recebe alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Clênia Rosalina

Estudantes do ensino médio integral da Escola Estadual Professora Clênia Rosalina de Souza, do bairro Itamarati, em Cuiabá, participaram do TCEstudantil e visitaram na manhã desta terça-feira (12/6) o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto como a instituição de controle externo funciona, fiscaliza e orienta os agentes responsáveis pelos recursos públicos nos Municípios e no Estado.

O grupo, formado por cerca de 90 alunos do 1º ao 3º ano, cumpriram a programação que incluiu, além de conhecer as dependências do Tribunal, acompanhar parte da sessão ordinária de julgamentos do Pleno, palestras no Espaço Cultural Liu Arruda e uma sessão de diálogo com o TCE.

Em sua primeira visita ao TCE-MT, o estudante Matheus Luz Vasconcelos, disse ter ficado satisfeito em poder conhecer e entender melhor o trabalho do Tribunal de Contas, bem como as ferramentas que permitem aos cidadãos participarem da fiscalização dos gastos públicos. "Essa visita ao TCE me ajudou a entender melhor como posso contribuir para que os recursos públicos sejam melhor aplicados pelos governantes e isso será muito útil para minha cidadania e para a minha comunidade", afirmou o jovem.


"Essa visita ao TCE me ajudou a entender melhor como posso contribuir para que os recursos públicos sejam melhor aplicados pelos governantes e isso será muito útil para minha cidadania e para a minha comunidade"
Matheus Luz Vasconcelos, estudante
 Evely Rinaldi, estudante

Para a aluna Evelyn Rinaldi, conhecer o TCE foi uma experiência enriquecedora. A jovem afirmou que não conhecia praticamente nada sobre a atuação do Tribunal e suas atribuições. "Eu não tinha noção sobre a importância do TCE. O Tribunal faz um trabalho bem interessante. É legal a gente saber que, como cidadãos, também podemos ajudar na fiscalização do dinheiro dos impostos que pagamos", destacou.

O TCEstudantil integra o rol de programas desenvolvidos pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT. O objetivo do programa é proporcionar a difusão de conhecimento e consciência do exercício da cidadania e da importância da participação proativa dos jovens cidadãos no controle social sobre os Poderes Públicos.

GIBI


Tribunal em Contas: Uma Lição de Cidadania

6ª Edição

Esta história em quadrinhos foi desenvolvida com o objetivo de estimular nos estudantes a vivência de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social. Além disso, a obra esclarece de forma didática o funcionamento do Tribunal de Contas.

ACESSE A PUBLICAÇÃO ONLINE

 

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br