Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 16h19

Contas de Governo da Prefeitura de Juruena recebem parecer prévio favorável à aprovação

Assunto:
CONTAS ANUAIS DE GOVERNO MUNICIPAL
Interessado Principal:
PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUENA
LUIZ HENRIQUE LIMA
CONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

Na primeira sessão de 2020 do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), realizada nesta segunda-feira (17), foram julgados 20 processos, dentre os quais as Contas de Governo da Prefeitura de Juruena, refentes ao exercício de 2018. Sob relatoria do conselheiro interino Luiz Henrique Lima, o balancete recebeu parecer prévio favorável à aprovação, com recomendações, e agora segue para apreciação da Câmara Municipal.

Em seu voto, que seguiu o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), o conselheiro sustentou que, embora tenham sido constatadas quatro irregularidades de natureza grave e uma de natureza gravíssima, porém de reduzida proporção, o Executivo Municipal atendeu aos objetivos e metas estabelecidas, bem como cumpriu os planos e programas de governo.

Além disso, Luiz Henrique Lima destacou que o nível do endividamento público permaneceu estável, os demonstrativos mantiveram adequação à Lei Complementar nº 4.320/1964, bem como foram cumpridos os limites constitucionais e legais relativos à administração fiscal, com exceção do que se refere ao repasse feito ao Poder Legislativo.

"Observei, no entanto, a reincidência da excessiva autorização na Lei Orçamentária para a abertura de até 30% de créditos adicionais, o que compromete o planejamento e prejudica o exercício, pelo Poder Legislativo, de sua função de autorizador de despesas", pontuou o conselheiro.

Dessa forma, dentre as recomendações à Prefeitura, assinaladas por Luiz Henrique Lima, está a redução do percentual de autorização para abertura de créditos adicionais para o máximo de 15% na elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2020. O conselheiro recomendou ainda que o Executivo Municipal promova ajustes nas despesas com pessoal e efetue os repasses ao Poder Legislativo em estrita observância ao limite estabelecido pela Constituição Federal.

Contas de Governo

As Contas Anuais de Governo não são julgadas pelo TCE, que apenas avalia a gestão política dos chefes do Poder Executivo e emite um parecer prévio para auxiliar no julgamento do Poder Legislativo, este sim, responsável por aplicar eventuais sanções específicas.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
(65) 3613 7559

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também

- TCE-MT informa

+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br