Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

  Conselheiro interino do TCE-MT, Moises Maciel

O conselheiro interino Moises Maciel cumpriu a sua primeira agenda como superintendente-geral da Escola Superior de Contas do TCE de Mato Grosso. Participou, entre os dias 17 e 19 de outubro, do IX Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas do país, EduContas, que acontece em Fortaleza (CE). O evento, realizado paralelamente ao IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, tem por objetivo promover um espaço de compartilhamento de boas práticas na gestão educacional que vêm sendo disponibilizadas aos servidores das instituições de controle externo, aos fiscalizados e à sociedade civil.

De acordo com o superintendente-geral, o objetivo da nomeação é o de aproximar a área estratégica de formação continuada do pensamento do colegiado do TCE de Mato Grosso, ou seja, de potencializar o compromisso com o caráter pedagógico da instituição. "Essa preocupação é tanto para com nosso servidores, quanto para com a sociedade. Aprimorar é o nosso desafio. Farei a interlocução entre o que busca a cúpula do TCE e a Escola de Contas", pontuou. Para o conselheiro interino, o Tribunal de Contas de Mato Grosso não pode se limitar a aplicar multas, mas deve orientar a Administração Pública para efetivar o direito fundamental do cidadão ao bom governo. "Só vai haver o bom governo se os gestores forem devidamente orientados", completou.

Essa preocupação é tanto para com nosso servidores, quanto para com a sociedade. Aprimorar é o nosso desafio. Farei a interlocução entre o que busca a cúpula do TCE e a Escola de Contas"

Só vai haver o bom governo se os gestores forem devidamente orientados"
Moises Maciel durante o IX Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas do país, EduContas, que acontece em Fortaleza (CE)

Durante os eventos Internacional e Nacional, foram apresentados trabalhos com as linhas de pesquisa em: Políticas Públicas de Saúde, de Educação e de Segurança; Serviços Públicos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Controle das Políticas Públicas; Auditoria Governamental; Contabilidade e Orçamento Público; Governança nas Licitações e Contratos; Governança para o desenvolvimento regional.

Entre os temas, o debate que mais chamou a atenção do conselheiro interino foi de gestão fiscal. Segundo ele, a saída da crise econômico-financeira do Brasil passa pela gestão fiscal. "Tanto com implementação de receitas como também através de um olhar voltado à aplicação dos recursos públicos, à qualidade das políticas públicas", pontuou. Assim, o papel do TCE, mais uma vez,é o de se aproximar do fiscalizado para orientar. "Desta forma, é possível entender que o gestor poderá praticar a administração de forma mais eficiente", destacou Maciel.

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br