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Plano de Capacitação

O Plano Anual de Capacitação organiza-se por programas gerais, os quais têm a função de identificar o conhecimento a ser disponibilizado. Definem-se, segundo esses programas, combinações dos seguintes critérios:

  • público-alvo: interno, externo ou novos servidores;
  • competências a serem desenvolvidas: técnicas, gerenciais e comportamentais;
  • tipo de formação: para o trabalho ou acadêmica.

Os programas estão divididos em:

  • Programa de Integração e Formação de Novos Servidores.
  • Programa de Desenvolvimento de Liderança.
  • Programa de Desenvolvimento de Competências Técnicas.
  • Programa de Desenvolvimento de Competências Comportamentais.
  • Programa de Ensino à Distância.
  • Programa de Estímulo à Educação Continuada e Pós-graduação.

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES

Programa com a finalidade de realizar a integração inicial no ambiente de trabalho, bem como, promover o desenvolvimento das principais competências necessárias à atuação pro­fissional de novos servidores. São compostos de atividades (palestras, cursos, oficinas, etc.) organizadas de forma sistêmica e integrada, a fim de proporcionar ao participante um quadro com as principais referências para atuação futura como servidor do Tribunal de Contas.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

Programa com o objetivo de desenvolver a gestão sustentável, em especial as competências de liderança e gestão, priorizadas pela Mesa Diretora, a fim de atingir o sincronismo orga­nizacional, desenvolver equipes e melhorar o desempenho. As estratégias educacionais são definidas a partir dos resultados da Avaliação de Desempenho, com foco em Competência, mediante a utilização de diferentes estratégias de capacitação.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

Programa de capacitações temáticas, dirigidas e obrigatórias, com o objetivo de buscar decisões cada vez mais técnicas, coerentes e justas, definidas em conjunto com a Secretaria Geral de Controle Externo e Consultoria Técnica, em atenção ao Plano Estratégico Institucional e também aos resultados da Avaliação de Desempenho com foco em Competência.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Programa desenvolvido a partir do mapeamento das competências comportamentais e de responsabilidades das funções, na Avaliação de Desempenho com foco em Competência, com os seguintes objetivos: definir e mensurar a contribuição de cada servidor para a instituição, detectar talentos e potencialidades, subsidiar as ações de capacitação e desenvolvimento e realizar o acompanhamento funcional.

PROGRAMA DE ENSINO à DISTÂNCIA

Programa com a finalidade de ampliar e democratizar a ações de capacitações e a função orientadora da instituição, utilizando-se de tecnologias diversas de Educação à Distância, nas seguintes modalidades:

  • Cursos, palestras e eventos transmitidos ao vivo, via rede internet;
  • Cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo sistema moodle;
  • Vídeo-aula, gravada e armazenada no Portal do TCE-MT, para visualização a qualquer tempo;
  • Aula gravada, armazenada em mídia DVD.

PROGRAMA DE ESTIMULO à EDUCAÇÃO CONTINUADA E PÓS-GRADUAÇÃO

Programa com o objetivo de incentivar os servidores para que obtenham a titulação acadê­mica, com vistas à sua progressão funcional, produção, aplicação e disseminação de conhe­cimentos, relevantes para a instituição. Esse programa incentiva a especialização do quadro de servidores e a constante inovação institucional.

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