Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Artigos

Sexta, 27 de Março de 2020, 00h00

Provação

Francisney Liberato Batista Siqueira

Passar por uma prova não é algo bom, mas muitas vezes é necessário para conseguirmos atingir os nossos objetivos. Ser provado se você é uma pessoa sadia ou não. Ser provado se você é uma pessoa confiável ou não. Ser provado se você merece uma aprovação em concurso ou não. São situações em que todos nós estamos sujeitos.

O estudante que deseja ser um servidor público, é necessário ser testado nas provas do certame. A partir disso, poderá ter o seu nome inscrito como servidor público. Mas, até conseguir chegar lá, são muitos obstáculos, provas e muita dedicação para obter o sucesso.

Se um pai está com um câncer terrível e temível, que prova complicada que ele e sua a família terão que passar. Não é nada fácil ser provado, mas nós, com uma mentalidade limitada, não sabemos os planos de Deus para as nossas vidas. Por isso, é indispensável ter muita fé.

Agora, pense comigo: na vida, ninguém quer sofrer por alguma coisa, certo?! Por que é necessário passar pela provação? Nós estamos de passagem neste mundo. O mundo não pertence a Deus, daí surgem as dificuldades. Não há um critério racional para a provação, pois, como está registrado no livro de Jó, o sol nasce para todos, não importa se é uma pessoa boa ou não, sendo assim, alguns prosperam, já outros, não.

Para que o ouro seja purificado ele deve passar pelo fogo. O processo de fundição são etapas da preparação do metal. Nesse processo, a alta temperatura sobre o metal o faz derreter para ser limpo. A temperatura deve ser calculada para não perder o metal. Após, o metal tem mais uma etapa, onde ele é batido para ganhar a sua forma e, finalmente, depois de cada etapa, sai resplandecente e brilhando, sendo considerado um metal precioso e com alto valor.

Nós somos metais brutos que precisamos passar pelo processo de fundição. Quanto maior o fogo, maior será a nossa provação, mas haverá uma temperatura limite, ou seja, o máximo de provação que haveremos de suportar.

Depois disso, ainda passaremos pelo processo das “pancadas” e “porradas” para ganharmos a forma ideal e o ajuste final. É um processo doloroso e útil, que serve para moldar o nosso ser e o nosso caráter.

Enfim, o metal bruto passará a se tornar um metal precioso e desejado pelas pessoas. Até chegar a esse estado, o processo é difícil, árduo, doloroso e complicado. Não obstante, o final é feliz para cada um de nós.

Nós também seremos testados como o ouro. Nem sempre será fácil suportar. Contudo, a promessa de Deus, para nós, no livro de Isaías é: eu estarei contigo, não importa o lugar por onde você andar.

Deus está disposto a estar ao nosso lado a todo instante nesta vida. Mesmo na água, no fogo, no ar, na terra, acometido de doenças e vírus; não importa, pois, a promessa eterna de Deus para nós é única e singular.

Atravessar pelo processo de provação não é fácil, mesmo quando optamos por isso, como exemplo, estudar e prestar provas de concursos públicos. Contudo, passar pela provação, quando não se deseja transitar, no caso de uma doença, a situação se torna mais complicada.

O fato é: em quaisquer situações, nas maiores dificuldades em que estivermos, até no fundo do poço, ali Deus estará para nos alegrar e consolar. Entretanto, passado o processo da provação, nós sairemos como um metal precioso. O nosso brilho e valor será incomparável.


58f32d90567c4f916e0f9726a2814686

Francisney Liberato Batista Siqueira

Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros ?Mude sua vida em 50 dias?, ?Como falar em público com eficiência? e ?A arte de ser feliz?.


+ ARTIGOS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br