Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Quarta, 21 de Janeiro de 2004, 16h03

Branco de Barros se despede da presidência do TCE com visita ao governador e a vice-governadora



O governador Blairo Maggi e a vice governador, Iraci França, receberam a visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Branco de Barros, que estava acompanhado da diretora geral de Administração, Cassyra Vuolo. Os dois entregaram o convite para a posse da nova mesa diretora do TCE/MT e agradeceram o apoio recebido do governo. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/01), no Palácio Paiaguás. Branco de Barros deixa a presidência do Tribunal no próximo dia 30 de janeiro, quando toma posse o novo presidente Ary Leite de Campos.

Na oportunidade, o presidente do TCE/MT ressaltou as ações de sua gestão e disse que com o planejamento traçado para estes dois anos, o Tribunal conseguiu alcançar o equilíbrio fiscal exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Essa metodologia vai ao encontro das determinações do governador Blairo Maggi, que pede a contenção de gastos e agilidade na administração dos recursos públicos", comentou Branco de Barros.

O presidente ainda mencionou que a sua administração investiu maciçamente na informatização do órgão, com a aquisição de equipamentos de informática de alta tecnologia. O resultado disso foram a criação e a implantação de sistemas que ajudaram e facilitaram os serviços dos auditores, tornando a fiscalização mais ágil e o controle externo mais transparente.

Também houveram, segundo ele, grandes investimentos na orientação dos gestores públicos e na capacitação dos funcionários da Casa. "O êxito das ações preventivas que desenvolvemos junto aos jurisdicionados, estão demonstrados no índice de 85% de contas aprovadas. Há dois anos, o índice era de 65% de não aprovação das contas municipais", informou o presidente do TCE.


Um dos exemplos citados por Branco de Barros foi o Aplic, que é um sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas. Conforme ele ¿o Aplic é um marco e uma revolução no conceito de auditoria pública, pois permite ao TCE o acompanhamento concomitante das contas municipais¿, explicou o presidente.

Coincidentemente, de acordo com Blairo, o governo também trabalha para agilizar o serviço de prestação de contas do Estado. "Estamos desenvolvendo um sistema que irá disponibilizar na internet todos os contratos do Governo, para que haja mais transparências dos recursos públicos".

Vice-governadora - Durante a visita a vice-governadora Iraci França, o presidente do TCE reconheceu que o apoio dela foi importante e colaborou no processo de implementação de programas que resultaram em parcerias eficientes com a sociedade.
Branco de Barros, assegurou que a atual gestão, denominada "Liderança Pelo Conhecimento", está prestando um serviço público de excelência, pautado pela modernização, transparência e eficiência. "Temos ainda a preocupação no sentido de valorizar os servidores", completou.

Iraci França fez questão de cumprimentar o Tribunal de Contas pela implantação de programas sociais, investimentos na área tecnológica que resultaram em benefícios agilizados com recursos públicos. Segundo avaliação da vice-governadora, a população merece ser contemplada com uma gestão transparente e acessível ao cidadão.
A vice-governadora também elogiou a atuação da diretora geral de Administração, Cassyra Vuolo, cujo trabalho demonstra responsabilidade com o poder público.

"O novo modelo administrativo pode servir de exemplo, pois mostrou que o Tribunal de Contas além de fiscalizar com transparências as contas públicas, ainda trabalha com investimentos que otimizam os serviços prestados à comunidade", afirmou Iraci Fança e completou dizendo ¿esta gestão mostrou a que veio, porque além de cumpri com a missão do TCE de fiscalizar as contas públicas, ainda inovou nos trabalhos apresentados.
Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br