Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Quinta, 9 de Julho de 2020, 15h44

Live sobre desafios da Educação em MT bate recorde de acessos

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a live “Os desafios da Educação em MT”, realizada nesta quinta-feira (9) pela Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), bateu recorde de acessos, somando mais de 1,4 mil visualizações entre YouTube e Facebook.

Unindo no mesmo debate a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Ministério Público de Contas (MPC), o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Luiz Henrique Lima ressaltou a importância do tema, que em tempos normais já enfrentava inúmeros desafios e que se multiplicaram com a emergência em saúde pública.

“O tema da Educação é sempre o mais importante, pois quando se discute políticas púbicas não se pode pensar em desenvolvimento econômico, numa sociedade justa, equilibrada, saudável e que tenha respeito ao Meio Ambiente, sem a prioridade na Educação. Nos tempos de emergência de saúde pública que estamos vivendo, a Educação não pode ficar para trás. Hoje temos milhões de crianças e adolescentes, jovens e adultos sem poder frequentar as suas atividades presenciais, o que afeta o ensino infantil, básico e superior”, lembrou o conselheiro ao dar as boas-vindas aos participantes da live.

Primeira a falar, a secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ressaltou os desafios e avanços da Seduc nos últimos meses, entre eles, o planejamento do retorno às aulas. “A realidade educacional do Estado nos leva a muitos desafios, os efeitos da pandemia, a alteração de condições físicas e mentais dos alunos, os riscos de ter um ano perdido, manter os alunos na escola após a retomada das aulas presenciais.

Ninguém tem uma receita pronta, precisamos construir alternativas e, para nós, o grande avanço nesse momento é fazer com que as tecnologias escolares cheguem, de fato, ao ambiente escolar, bem como adentrar nas escolas buscando atuar na saúde emocional dos alunos”.

Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares discorreu um pouco sobre como a instituição vem enfrentando os desafios em meio à pandemia e à respeito do planejamento para o próximo semestre, ressaltando que o primeiro grande desafio será conversar com entes de cada região do Estado, a fim de definir uma Educação mais apropriada para cada realidade.

Falando em nome do MPC, o procurador Gustavo Coelho Deschamps disse acreditar que os desafios, que estão potencializados, serão superados e irão contribuir para a evolução da sociedade, das instituições e dos gestores públicos. Como um dos principais desafios, apontou a queda na receita da arrecadação de impostos, em razão da crise financeira. “Essa queda vai geral grandes desafios, pois haverá mais dificuldades para investimentos em Educação e em tecnologia”. 

Ao final, os participantes responderam a inúmeros questionamentos dos expectadores de 36 municípios do Estado e 21 instituições diferentes.

Iniciativa da Escola Superior de Contas, a realização da live contou com o apoio da Secretaria-Geral do Tribunal Pleno, das Secretarias de Articulação Institucional, de Tecnologia da Informação e de Comunicação do TCE-MT, e do Ministério Público de Contas.

O vídeo completo da live está disponível no canal do TCE Mato Grosso no YouTube (Clique aqui).

Gabriela Galvão
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br