Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Sexta, 11 de Setembro de 2020, 08h31

Live do 1° Consciência Cidadã nas Universidades conta com a participação de 15 municípios

O 1° Consciência Cidadã nas Universidades, realizado nesta quarta-feira (9) pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas de 15 municípios do Estado. 

O evento por videoconferência teve como tema "A Contabilidade Pública e o Controle Externo (TCE-MT)" e foi ministrado aos alunos do 6° ao 8° semestre do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Mais 12 instituições do Estado também participaram da live.  

A abertura foi feita pela Secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo. 

"Estreamos a versão online do diálogo com os estudantes de nível superior, apresentando os sistemas, informações e decisões do tribunal relacionados ao orçamento público e ao aperfeiçoamento da qualidade dos gastos. Os representantes dos 15 municípios puderam fazer perguntas e questionamentos aos nossos convidados", explicou Cassyra Vuolo. 

Depois, o professor mestre em Políticas Públicas, Maurício Gomes dos Santos, deu as boas-vindas e comentou sobre a importância da consciência cidadã. 

"Costumo dizer para os alunos que consciência cidadã é parte da base de um cidadão. Estudamos em sala de aula questões relacionadas ao orçamento, controle interno e externo, aspectos da contabilidade pública. Hoje  debateremos de forma prática, o que o órgão de controle externo, que é o TCE-MT, tem de ferramentas disponíveis para os cidadãos acompanharem os gastos públicos", comentou. 

 A palestra "A Contabilidade Pública e o Controle Externo (TCE-MT)" foi ministrada pelo auditor público externo do TCE-MT, Marcelo Pereira da Silva. 

"É um tema relevante não só para os alunos e profissionais da contabilidade, mas para nós como cidadãos. Para falar sobre o controle externo e da consciência cidadã e contabilidade pública, é importante as pessoas entenderem qual é o papel do Tribunal de Contas. Vivemos no ano de 2020 e muitas pessoas conhecem muito pouco ou quase nada do Tribunal de Contas, que é uma instituição pública de controle externo que tem a finalidade de zelar para que o dinheiro público seja bem aplicado pelos gestores", comentou. 

O auditor público externo falou também na live sobre o exercício do controle externo, quem o TCE fiscaliza, por quem o TCE é fiscalizado, para que o TCE existe, o que é controle social, evidências da transparência fiscal e do controle social da gestão pública.

 

Kleverson Souza
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br