Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Quinta, 29 de Outubro de 2020, 08h00

Mais de 500 pessoas participam do projeto Consciência Cidadã

Mais de 500 pessoas participaram na terça-feira (27), do projeto Consciência Cidadã nas Escolas do Ensino Médio, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

O evento por videoconferência foi transmitido no canal do TCE-MT no Youtube e contou com a participação de cinco municípios de Mato Grosso (Alta Floresta, Campo Verde, Carlinda, Cuiabá, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande) e seis instituições.

Com o tema “O Protagonismo Juvenil e o Controle Social”, a live teve como público alvo, alunos do 1° e 3° ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Alta Floresta. 

O objetivo do projeto Consciência Cidadã nas Escolas do Ensino Médio é proporcionar à comunidade escolar, da rede pública e privada, a oportunidade de conhecer a missão do Tribunal de Contas, seus canais de comunicação, projetos e ações voltados para à formação da cidadania e do estímulo ao controle social.

As boas-vindas do evento por videoconferência foram feitas pelo diretor e responsável pelo Departamento de Ensino do IFMT campus Alta Floresta, Marcos Peixoto. “Quero falar sobre a importância para nós dessa parceria com o TCE-MT, da iniciativa do professor Clodoaldo de fazer o contato para termos um momento importante como esse de falar sobre o controle social com a juventude, e essa consciência cidadã que é o que mais precisamos na sociedade. Foi um resultado extremamente positivo o TCE-MT disponibilizar a doutora Cassyra Vuolo para estar dialogando com a gente, só temos a agradecer”.

O professor mestre em Educação, Clodoaldo Adamczuk, agradeceu a participação dos alunos do IFMT campus Alta Floresta. “Agradeço a presença dos alunos e dos professores, é um prazer ter a doutora Cassyra Vuolo para estar abrilhantando esse momento e falando de um tema tão importante como o controle social e da participação enquanto protagonistas da política do nosso país”, comentou.

A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo, ministrou palestra sobre “O Protagonismo Juvenil e o Controle Social”. 

“É de suma relevância, despertarmos para as novas gerações, a necessidade de saber lidar, de saber estar, de saber ser um cidadão consciente dos seus direitos e deveres dentro do estado democrático de direito. As instituições estão se aproximando, hoje é um exemplo disso e o TCE-MT entende essa necessidade e disponibilizou esse espaço para falarmos com você aluno e jovem, que tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse assunto”, afirmou Cassyra Vuolo. 

Durante a live, Cassyra Vuolo falou sobre as várias formas que o TCE-MT possui para dialogar com os seus públicos de interesse. “A Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT tem a missão de estimular o controle social a partir da decisão dos julgamentos e decisões do Tribunal de Contas para que diferentes públicos possam utilizar no seu cotidiano”, explicou. Entre os produtos, a secretária citou o Radar de Controle Público do TCE-MT, o Espaço do Cidadão, o TCEstudantil Virtual, Consciência Cidadã Universidades, Consciência Cidadã nas Escolas do Ensino Médio, cursos da Escola Superior de Contas.

 

Kleverson Souza 
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br