Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h16

TCE-MT adere ao Setembro Verde e reforça debate sobre doação de órgãos

Clique para ampliar

No Brasil, mais de 45 mil pessoas aguardam por transplante de órgãos sólidos e de tecidos. Por este motivo, o mês de setembro também foi escolhido para a realização da campanha "Seja Doador de Órgãos e Avise sua Família", lançada para conscientizar sobre a importância da doação, bem como para alertar a população de que a palavra final cabe aos familiares.

Diante deste cenário, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) se une a diversas entidades e adere à campanha batizada como Setembro Verde. O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, durante a sessão ordinária remota desta terça-feira (21).

"O período é utilizado para massificar a informação de que, para ser um doador, é preciso informar aos familiares sobre a decisão, deixando claro que eles são os responsáveis pelo consentimento após a confirmação de óbito", explicou Guilherme Maluf, reforçando que um único doador pode salvar até oito pessoas, mas que sem o consentimento da família o procedimento não é realizado.

Na oportunidade, o presidente destacou ainda que durante os quase dois anos de pandemia de covid-19, o número de doações por milhão de habitantes caiu para valores bem abaixo da meta necessária para reduzir a mortalidade das pessoas em fila de espera para transplantes.

Como parte da campanha, para reafirmar a importância do assunto e ampliar o debate, a fachada do TCE-MT será iluminada com a cor verde. Além disso, uma campanha de divulgação foi iniciada entre os servidores da instituição, a fim de informá-los sobre a importância do tema. 
 

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 12h - Fone: (65) 3613-7550