Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Sexta, 8 de Outubro de 2021, 11h55

Semana de Eficiência Energética do TCE-MT tem programação voltada ao consumo consciente; confira

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) da início à Semana de Eficiência Energética 2021 na próxima quarta-feira (13). A programação de abertura conta com “Palestra Show” inclusiva e motivacional, com a dupla humorística Nico & Lau, que será realizada no Auditório da Escola Superior de Contas, às 10h.

Já nos dias 14 e 15 haverá palestras técnicas com especialistas nas áreas de eficiência energética, economia de energia, dentre outros.

O órgão, que vem realizando ações para a melhoria na performance energética e para o desenvolvimento sustentável global, apresentou redução de 26,72% no consumo de energia entre 2019 e 2021. Em quilowatt-hora (kwh) isso representa queda de 1.780.938 kwh (2019), passando por 1.480.250 kwh (2020) até chegar em 1.305.138 kwh (2021).

Pensando em melhorar ainda mais estes resultados, o Sistema de Gestão de Energia (SGE) do TCE-MT desenvolveu esta programação, que deve fortalecer a cultura de combate ao desperdício. Além disso, a campanha revisita noções básicas de consumo, estimulando a mudança de hábito entre os servidores.

É o que explica a gestora do SGE, Carla Cristiny Esteves de Oliveira. "Os comportamentos individuais são muito importantes neste contexto. Isso inclui desligar o ar-condicionado 10 minutos antes de sair da sala, manter a temperatura do ar-condicionado entre 21º e 23º e abrir as cortinas para aproveitar a luz do dia, por exemplo."

De acordo com ela, as dicas incluem desligar lâmpadas, monitores e condicionadores de ar que não estão sendo ocupados, evitar o uso de multiplicadores de tomadas e não utilizar celulares enquanto estiverem carregando.

Com relação aos bons números alcançados pelo TCE-MT, a gerente  do SGE, Débora Finazzi Luz Farah, atribui o resultado à atuação do setor, aliada à conscientização dos colaboradores.

“Temos que manter esse cuidado mesmo durante o teletrabalho. Por exemplo, os computadores têm que ficar ligados nos setores, mas os monitores não. É preciso entender que estamos lidando com recursos públicos, ou seja, recursos que pertencem a toda sociedade e que tem impacto na vida de todos”, conclui.

 

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 12h - Fone: (65) 3613-7550