Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Quarta, 13 de Outubro de 2021, 15h30

Show de humor abre programação da Semana de Eficiência Energética do TCE-MT

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

A dupla de humoristas Nico e Lau deu início aos eventos da 6ª Semana da Consciência Energética do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quarta-feira (13). O show, desenvolvido especialmente para atender à temática, abordou questões relacionadas à economia e consumo consciente, reunindo dezenas de servidores.

Durante a abertura da sessão ordinária remota desta quarta, o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, falou sobre a programação. “A iniciativa fortalecerá a cultura de combate ao desperdício. Além disso, a campanha revisita noções básicas de consumo, estimulando a mudança de hábito entre os servidores.”

De acordo com a gestora do Sistema de Gestão de Energia (SGE) do TCE-MT, Carla Cristiny Esteves de Oliveira, o órgão é certificado desde 2015 com a ISO 50001, referente à integração das instituições com o meio ambiente, por meio de um melhor aproveitamento dos recursos.

"Dentre outros vários critérios, a certificação prevê a comunicação do setor com os servidores. Então, ao longo desta semana, além de falarmos sobre a existência da ISO,  também informaremos sobre a eficiência energética, economia de energia e sobre nossas ações e metas", explica.

Neste contexto, a gerente  do SGE, Débora Finazzi Luz Farah, destaca os números alcançados pelo Tribunal, que apresentou redução de 26,72% no consumo de energia entre 2019 e 2021. Além disso, durante o período, também houve queda de 48% no gasto de água.

"É preciso considerar que esta economia significativa está relacionada à pandemia de Covid-19 e ao teletrabalho. Portanto, nosso desafio agora é manter bons percentuais, mesmo com o retorno das equipes a modalidade presencial. Temos feito um trabalho interessante com energia, água e combustível", conta.

Débora destaca que o TCE-MT teve redução média de 2% de energia ao ano. "É um trabalho conjunto que envolve esforços do SGE e de todos os servidores, que contribuem de forma indireta, desligando luzes, monitores e condicionadores de ar ao saírem de suas salas, por exemplo."

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Para a servidora da Escola Superior de Contas, Dilce Meire Santos, é sempre importante reforçar este tipo de informação. "Por mais que saibamos o que tem ser feito, é bom lembrar que as mesmas atitudes que adotamos em casa podem ser trazidas para a instituição", comentou ao final do show.

Uma parceria com a Energisa garante ainda que, ao longo dos encontros, os servidores entendam melhor a produção e distribuição de energia. A orientação é feita por funcionários da empresa, que também fornecem informativos com dados sobre as contas de energia e dicas de economia.

A Semana da Consciência Energética se estende pela quinta-feira (14) e sexta-feira (15), quando haverá palestras técnicas com especialistas nas áreas de eficiência energética e economia de energia. Vale destacar que o evento obedece a todos os protocolos de biossegurança.

Além disso, o serviço de jardinagem do TCE-MT, em parceria com o Horto Florestal, está realizando sorteio e distribuindo mudas de plantas ornamentais e árvores frutíferas, na recepção do Edifício Marechal Rondon, das 8h30 às 12h.

 

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 12h - Fone: (65) 3613-7550