Portal do TCE
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Quinta, 25 de Novembro de 2021, 08h11

Pleno determina aplicação de multa e restituição ao erário de Torixoréu

Foto: Thiago Bergamasco

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) julgou irregular tomada de contas ordinária (TCO) instaurada para apurar suposta inadimplência no pagamento de parcelas dos acordos de parcelamentos previdenciários no município de Torixoréu, vigentes em 2018 e 2019. 

O processo, sob relatoria do conselheiro Valter Albano, foi apreciado durante a sessão ordinária remota desta terça-feira (23), ocasião na qual foi expedida aplicação de multa e determinação à ex-gestora para restituição ao erário do valor pago a título de encargos moratórios. 

Isso porque, em relatório técnico, a Secretaria de Controle Externo (Secex) de Previdência apontou a existência de duas irregularidades de natureza grave, referentes à inadimplência no pagamento da contribuição patronal e realização de despesa com juros e multas decorrentes dos atrasos. 

De acordo com o relator, a atuação da então prefeita resultou em despesas com juros, multas e atualizações monetárias.  "Ao deixar de cumprir o acordo firmado para o pagamento das parcelas de contribuições previdenciárias, não atuou de forma diligente o que acarretou despesa lesiva ao erário", explicou. 

Deste modo, acolheu o parecer do Ministério Público de Contas (MPC) e também determinou à atual gestão que regularize as parcelas previdenciárias decorrentes do parcelamento. "Após análise dos documentos e argumentos apresentados, entendo pela manutenção das irregularidades apontadas e pela responsabilização da ex-gestora", concluiu.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento.

 

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 12h - Fone: (65) 3613-7550