Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias


Os bons resultados do projeto de Educação a Distância (EaD) desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Contas, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) começam a ser compartilhados com o mundo acadêmico e governamental do Brasil e do Exterior.

Pelo ineditismo e excelência do projeto, a coordenadora da Secretaria de Apoio às Relações Institucionais do Tribunal, doutora Cassyra Vuolo, juntamente com o diretor da Fundação Unisselva/UFMT, professor doutor Cristiano Maciel, bem como os professores Alexandre dos Anjos, Ana Paula Kuhn e Cláudia Rouiler, estarão ministrando a palestra de abertura do 6º Workshop de Transparência em Sistemas (Wtrans). O evento acontecerá em Natal (RN), no próximo dia 23 de julho.

PROGRAMAÇÃO
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

O workshop compõe a programação do 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que tem o objetivo de aproximar a comunidade brasileira de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de computação bem como expor à sociedade as inovações tecnológicas e conhecimentos e aplicações da tecnologia computacional gerados pelas pesquisas nos mais diversos setores.

A programação do Congresso inclui exposições de trabalhos científicos, palestras, workshops, cursos e debates sobre assuntos relacionados ao uso da computação (TI). O evento é organizado pelo Departamento de Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A palestra magna terá como tema a "Formação para a Cidadania e Controle Social Via Educação a Distância", e faz um apanhado científico da execução do projeto "Aperfeiçoamento do Controle Interno e Externo do TCE e MPC de Mato Grosso por meio de Processos de Educação mediada por Tecnologia da Informação e Comunicação e Métodos Inovadores em Gestão Pública", fruto da parceria TCE/Uniselva-UFMT.

Segundo Cassyra Vuolo, o projeto já havia rendido o livro "Educação a Distância: Informação em Cidadania e Controle Social", lançado o ano passado e que vem sendo socializado com alunos e pesquisadores locais das áreas de TI, Educação e Gestão Pública. "Agora nós ampliamos o campo de socialização dos nossos resultados com esta experiência fantástica que é a utilização da computação no processo de formação à distância para a cidadania plena, exercício do controle externo e participação pró-ativa dos cidadãos nas formulações e acompanhamento da execução das políticas públicas. E começamos pelo 6º Wtrans, um dos maiores e mais importantes eventos acadêmicos de tecnologia da computação do Brasil", explicou.

Secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo em reunião com o diretor da Fundação Unisselva/UFMT, professor doutor Cristiano Maciel


A secretária da SAI comemora o fato do espaço aberto no evento ter sido ampliado significativamente pela coordenação em reconhecimento à importância e impacto da experiência do TCE com a Unisselva por meio do projeto desenvolvido em Mato Grosso. "Inicialmente, teríamos 20 minutos para expor nosso artigo científico sobre o trabalho. O que já era uma grande conquista em função do rigor dos critérios de seleção para a participação no WTrans. No entanto, fomos surpreendidos com o convite para que façamos a palestra de abertura do Congresso, um espaço de mais de uma hora, que dará grande visibilidade ao nosso trabalho. Isso é uma grande honra e mostra o reconhecimento do setor acadêmico pelo que o TCE-MT e a UFMT têm realizado aqui".

Além do 6º Wtrans, os resultados do projeto de formação cidadã via EAD do TCE-MT serão apresentados em outros dois fóruns acadêmicos no exterior. Em agosto, entre os dias 16 e 18, no Americas Conference on Information Systems (AMCSIS 2018), que acontecerá em New Orleans, nos Estados Unidos.

Já no mês de setembro, será vez do trabalho ser levado à 7ª International Conference on Eletronic Government and the Information System Perspective (EGOVIS 2018), que acontecerá entre os dias 2 e 6 de setembro na cidade de Regesburg, na Alemanha.

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br