Os trabalhos da Escola de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro” não páram de colher bons resultados. A definição da matriz de capacitação de cada unidade do TCE, que começou a ser realizada há alguns meses, detectou as principais necessidades de cada setor para a melhoria do desempenho e da produção, assim como os conhecimentos específicos dos colaboradores.
Segundo Flávia Monteiro, coordenadora da Escola de Contas, com esse planejamento foi possível conhecer os problemas mais comuns e emergenciais das unidades, o que facilitou o direcionamento para a escolha e a realização de cursos de capacitação. “A Escola está oferecendo os cursos de acordo com o levantamento feito nas unidades, ou seja, a participação direta dos colaboradores está possibilitando que os treinamentos sejam bem aproveitados e criem maior interesse de aprendizagem e dedicação ao trabalho”, destaca a coordenadora.
Já atendendo a essa demanda e cumprindo a meta de valorização, motivação e capacitação dos colaboradores, começou no dia 7, o curso de “Contabilidade Aplicada à Administração Pública e Execução Orçamentária e Financeira”, oferecido pelo Tribunal de Contas aos colaboradores da Auditoria e das Inspetorias e ministrado pela empresa Franco & Fortes Consultoria.
O treinamento tem como objetivo proporcionar conhecimentos básicos de Execução Orçamentária e Contabilidade Pública, bem como aprimorar a aprendizagem já adquirida nesse campo, visando agilizar os trabalhos e reduzir a probabilidade de erros. Dentre os temas a serem abordados estão os aspectos relevantes à execução orçamentária e financeira, a correta utilização dos documentos do Sistema de Administração Financeira – SIAF e o campo de aplicação da Contabilidade Pública.
O treinamento terá duração de 40 horas e acontece no período de 7 a 18 de outubro.
