:: Tribunal de Contas - MT

Projeto Ginástica na Empresa chega ao Tribunal de Contas

30/05/2003 10:20
O mês de maio foi de muita energia para os servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Desde o dia 5, o restaurante da Casa vem sendo transformado em uma “sala de ginástica”, onde todos participam de animadas aulas. A iniciativa faz parte do Projeto Ginástica na Empresa, que no Tribunal recebeu o nome de “TCE Ativo” e foi implantado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano.
Para garantir a realização desse programa, a Presidência do Tribunal de Contas firmou um convênio com o Sesi – Serviço Social da Indústria, pelo qual serão ministradas duas aulas por semana, com duração de 12 a 15 minutos. O Projeto Ginástica na Empresa já é aplicado pelo Sesi em mais 12 empresas de Cuiabá e Várzea Grande, inclusive em uma instituição pública.
Conforme explicou o fisiologista do esforço do Sesi, Alacir Augusto da Silva, responsável pelas aulas no TCE, a ginástica na empresa tem cunho sócio-educativo, pois tende a despertar nas pessoas a prática de exercícios físicos, levando a uma vida saudável. Além disso, trabalha também a integração dos servidores ao aplicar técnicas de motivação e recreação nas dinâmicas em grupo.
Ainda, segundo o professor, os resultados obtidos com o tempo são a redução de acidentes de trabalho, diminuição de doenças como LER, ambientes de trabalho mais descontraídos e colaboradores menos estressados, o que irá refletir positivamente no desempenho das funções e na produtividade.
O projeto “TCE Ativo” também está inserido nas metas da gestão do presidente Branco de Barros, que prevê a melhoria da qualidade de vida dos servidores. Desde que assumiu a presidência em 2002, o conselheiro não tem medido esforços para tornar o ambiente de trabalho dos servidores do TCE o mais agradável possível, pois é na instituição que eles passam a maior parte do tempo.
No ano passado, um programa semelhante foi executado, porém com ênfase na Ginástica Laboral, que é voltada para os exercícios de alongamento e relaxamento dentro do ambiente de trabalho. Na ocasião, a ginástica foi aplicada em alguns setores, focando as maiores queixas dos servidores em relação às dores.