:: Tribunal de Contas - MT

Sistema Aplic serve de exemplo para diretoria do TCU

31/07/2003 12:07


O Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) desenvolvido pelos analistas de sistemas e auditores públicos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso está servindo de referência para outros Tribunais do país. Um exemplo é o Tribunal de Contas da União, que o recomendou ao Secretário de Controle Externo do TCU em Mato Grosso, Gilmar Gomes. “No mês passado, o TCU tomou conhecimento do Aplic e teceu muitos elogios. Esse novo conceito de fiscalizar chamou a atenção dos nossos técnicos, que recomendaram a viabilidade de uma parceria para auditar as verbas federais”, ressaltou Gilmar Gomes.

A apresentação dessa nova ferramenta aconteceu no dia 29, no auditório da Secretaria do TCU/MT, e contou com presença do secretário Gilmar Gomes, do diretor técnico Carlos Augusto de Mello e de servidores do órgão. Na oportunidade, técnicos da Corte de Contas mato-grossense repassaram à União o funcionamento e quais os benefícios da auditoria informatizada dos recursos públicos, que estará em pleno uso a partir de setembro.

Conforme a diretora geral, Cassyra Vuolo, e o coordenador de Auditoria, Milton de Carvalho, ambos do TCE/MT, a idéia do Sistema Aplic não é abrir mão do papel do auditor, muito pelo contrário é disponibilizar a esse técnico uma ferramenta que o auxilie e possibilite o aprofundamento nas análises e nos relatórios das contas. “Atualmente, os auditores levam 80% do tempo buscando dados e somente 20% fiscalizando. Com o Aplic haverá uma inversão total desse processo, ou seja, os técnicos irão ganhar mais tempo para a inspeção”, afirmou Milton.

Para o secretário de Controle Externo do TCU/MT, o Aplic é um programa de grande ajuda nas auditorias das contas públicas, o que irá gerar uma parceria com o TCE/MT para que eles também possam aplicar o sistema na fiscalização executada pelo Tribunal de Contas da União.