Buscando mais agilidade e praticidade no acesso às informações o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) reformulou seu site na Internet. O novo layout foi disponibilizado para os usuários nesta sexta-feira, 19 e o endereço é www.tce.mt.gov.br.
Além de todo o conteúdo já oferecido, a reestruturação do site conta com algumas novidades como a segmentação da parte técnica e da parte institucional do Tribunal. Nela as pessoas poderão ter acesso a quaisquer informações, desde os projetos criados pelo TCE, os resultados das apreciações das prefeituras, os alertas aos municípios, como, também, buscar informações sobre os servidores, os departamentos internos, enfim, toda a história da Casa.
A mudança oferece também um espaço que será utilizado para a publicação de artigos feitos pelos servidores e conselheiros. Além da disponibilização de links de fotos de alta resolução para imprensa e de notícias em formato XML (próprio para texto de web), que já é utilizado por veículos de comunicação como Estadão e Folha de São Paulo.
O presidente do TCE, conselheiro Ary Leite de Campos, disse que a reformulação do site é um resultado do projeto de modernização feito pela Casa, cujo principal objetivo é facilitar e melhorar o trabalho do pessoal interno e, também, de todos que necessitam das informações passadas pelo Tribunal de Contas.
Conforme explica o diretor de Administração do TCE, Marcelo Bianchini, esta é a quarta reformulação do site desde que foi implantado há seis anos. ¿A evolução da página do TCE está acompanhando todo o processo de modernização da Instituição. A nossa preocupação oferecer subsídios àqueles que acessam o site em busca de informação e transparência das contas públicas¿.
Além disso, segundo Bianchini, há uma busca constante de atualização frente à tecnologia disponível no mercado. ¿Percebemos que o antigo site estava carregado de informações, porém sem clareza para os usuários e, mais ainda, em alguns casos o acesso era lento. Por isso, a reformulação foi inevitável¿.
Todo o trabalho de redesenho do site foi executado pelos próprios servidores do Tribunal de Contas. A criação da nova página foi desenvolvida pelo pessoal da área de publicidade do departamento de Comunicação Social e a montagem, na linguagem de internet, ficou a cargo dos analistas de sistemas do departamento de Informática.
De acordo com a líder do departamento de Comunicação, jornalista Alice Matos, foram realizadas pesquisas sobre as informações que os usuários mais buscam, sobre as dificuldades encontradas para o acesso e, principalmente, o que está se usando em termos de design na internet. ¿A partir daí iniciamos o redesenho da página. Mensuramos os assuntos conforme a sua importância e fizemos o design estrutural do site. No caso do TCE, levou-se em consideração que a área técnica é a sua principal linha de informação¿.
Matos finaliza dizendo que: ¿Posso afirmar, com toda convicção, que o nosso site é bastante informativo e que qualquer pessoa consegue acompanhar, sem nenhuma dificuldade, as ações do TCE e, por conseguinte, do gestor público¿.
