:: Tribunal de Contas - MT

TCE-MT aponta soluções para o desenvolvimento socioeconômico de Cáceres durante Seminário

11/10/2023 12:20
Thiago Bergamasco/TCE-MT

Com apoio do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Seminário “Cáceres que temos e a Cáceres que queremos”, apontou desafios e soluções para o desenvolvimento estratégico do município em diversas áreas. O encontro foi realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, nos dias 4 e 5 de outubro. 

“É uma integração, não se pode falar só em saúde ou só sobre meio ambiente. Há necessidade de um compartilhamento disso tudo, para que tenhamos no futuro um planeta mais saudável”, disse o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. 

Em sua palestra, o subsecretário de Planejamento e Integração do órgão, Guilherme de Almeida, tratou sobre o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE). “Falamos muito sobre formas de medição de indicadores e sobre o município em específico, que já tem o planejamento estratégico instituído e já colhe resultados.” 

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Implementado pelo presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o GPE garante ao gestor a otimização da execução de políticas públicas, melhorando o desempenho e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Em Cáceres, por exemplo, há resultados positivos na infraestrutura, com 34 obras em andamento. 

Durante o Seminário, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Landim, falou sobre a importância do GPE para toda a região.  “Com esse planejamento que estamos fazendo junto com o Tribunal e com apoio Executivo, conseguiremos trazer desenvolvimento não somente para Cáceres, mas para os municípios vizinhos.” 

A questão foi reforçada pela prefeita, Eliene Liberato. “Isso é muito importante, principalmente porque Cáceres é um município polo, referência para outros 28 municípios e estar na fronteira com a Bolívia. Então, nós recebemos muitas demandas e é necessário um planejamento de políticas contínuas e eficientes para a população.” 

Ao longo dos dois dias de evento, especialistas ministraram palestras sobre Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento de Cáceres; Economia e Desenvolvimento Local; Saúde e Meio Ambiente e Saúde Pública em Cáceres: Desafios e Perspectivas. O objetivo foi construir propostas para desenvolvimento de um município mais sustentável, desenvolvido e saudável.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui