| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Terceira turma do curso de capacitação em ITIL 4. Clique aqui para ampliar |
A Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) encerrou nesta sexta-feira (28) a terceira turma do curso de capacitação em ITIL 4, metodologia internacional de gerenciamento de serviços aplicada à modernização dos processos de TI.
A nova turma foi organizada para contemplar equipes que não puderam participar das edições anteriores. A formação alcançou servidores do setor de desenvolvimento de sistemas e, pela primeira vez, integrantes do Gabinete Militar, ampliando o alcance das práticas de melhoria contínua dentro da instituição.
Realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o curso é ministrado pelo professor Antônio João de Arruda Cebalho, que destaca a importância da atualização para quem atua diretamente no desenvolvimento e atendimento aos usuários internos e externos.
“O ITIL 4 é uma versão atualizada desse padrão de gerenciamento de serviços. Isso é muito importante para quem convive no dia a dia com levantamento de requisitos e funcionalidades para desenvolver sistemas voltados aos clientes, sejam eles servidores do TCE, equipes em teletrabalho ou até mesmo os jurisdicionados”, afirmou.
Para tanto, a capacitação aprofundou desde o ciclo de vida dos serviços até a aplicação das práticas de melhoria contínua, passando por planejamento, elaboração de cronogramas, entradas e saídas de projetos, desenvolvimento e execução dos produtos. O objetivo é preparar as equipes para organizar processos de forma mais eficiente.
Aline Wollinger, coordenadora de requisitos no setor de desenvolvimento de sistemas, destaca que a metodologia já tem sido incorporada ao trabalho diário da equipe, orientando todas as etapas do desenvolvimento. Para ela, o ITIL 4 permite conectar a execução interna ao que o cliente realmente precisa.
“Como fazemos um estudo sobre o que agrega valor, utilidade e garantia ao produto, conseguimos comparar o que estamos entregando com o que o cliente realmente deseja receber. Esse processo agrega valor para ambas as partes e traz um ganho de qualidade ao produto, disse.
Os avanços refletem diretamente na política de modernização da área de tecnologia do Tribunal. No lançamento do curso, o titular da SETI, Reginaldo Hugo dos Santos, falou sobre outras capacitações voltadas ao setor, desenvolvidas para melhorar o atendimento aos setores internos e contribuir para aprimorar o serviço prestado à sociedade.
“Os servidores terão todo o embasamento teórico sobre como realmente deve ser executado o serviço de TI e de atendimento aos diversos sistemas e infraestrutura que temos no Tribunal”, concluiu.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Telefone: 3613-7561

