A viagem do Inspetor Seccional de Engenharia, José de Paula Ramos e do engenheiro civil, André Souza Ramos, para Brasília, onde aconteceu o VII Sinaop - Simpósio de Auditoria de Obras Públicas foi bastante produtiva.
Com uma participação de destaque, o TCE/MT apresentou às diversas autoridades e representantes de outros Tribunais do país o Sistema de Obras Públicas – SOP, desenvolvido pela equipe de engenheiros em parceria com o departamento de Informática do órgão.
A boa notícia trazida pelo engenheiro José de Paula é que o nosso Tribunal é o mais adiantado na concretização desse tipo de controle automatizado para a fiscalização das obras públicas. “Nosso sistema atraiu a atenção de todos os participantes e a maioria ficou interessada em conhecer mais essa ferramenta de controle que vai melhorar e facilitar o trabalho de fiscalização”, destacou o líder.
Durante a apresentação do SOP, os participantes solicitaram mais informações técnicas, questionaram o aspecto legal para a sua utilização e a colaboração dos gestores no fornecimento das informações. O líder da inspetoria explicou que, como toda a alimentação e o controle vão ser feitos pela internet, existe um interesse dos administradores em colaborar com a implantação desse novo sistema. “Pela internet vai ser muito mais fácil para a sociedade poder cobrar e controlar a execução das obras públicas, o que vai ser bom pra quem realiza seu serviço corretamente”, acrescenta ele.
Com o SOP já praticamente pronto para funcionar, em comparação aos outros TC’s que também têm projeto semelhante, foi proposta a realização de um encontro técnico em 2003 para discutir todos os projetos de forma a aproveitar as melhores idéias e criar um Sistema Base que atenda às particularidades dos Tribunais interessados.
Para Zé de Paula, foi extremamente positivo o resultado alcançado nesse encontro e, com a experiência da apresentação do SOP, alguns ajustes serão feitos para tornar o sistema mais eficiente e completo.
