![]() |
| Liu, considerado ícone da cultura cuiabana |
Se a cultura cuiabana ganhou voz com Liu Arruda, o trabalho do artista plástico Regis Gomes faz um registro deste ícone do humor e vem relembrar e apresentar por meio de 27 telas que retratam alguns dos personagens interpretados por Elonil de Arruda, o Liu. A exposição “Relembrando Liu Arruda” é uma homenagem do Tribunal de Contas de Mato Grosso ao aniversário deste ator, comediante e jornalista e teve início nesta terça-feira (22/5) . Até dia 31 de maio o evento fica aberto ao público de 9h às 17h com entrada franca.
Gomes conheceu Liu Arruda aos 16 anos e desde então, encantado pela versatilidade e talento do ator, passou a retratá-lo em seus trabalhos. “Sempre pensei se seria capaz de 'trazer de volta' este grande artista que representou a raiz da cultura e do linguajar cuiabano”, disse.
![]() |
| Espaço Cultural Liu Arruda no TCE-MT |
Cerca de 130 estudantes do Centro Universitário de Várzea Grande e da Faculdade Afirmativo que participaram do Projeto TCEstudantil, visitaram a exposição. O impacto nos visitantes ficou visível. “Só de olhar para as telas a gente já se diverte”, contou a aluna da Univag, Arielle das Dores de Souza.
Para a coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho do TCE – MT, Estela Rosa Biancardi, responsável pela exposição, “relembrar Liu Arruda é falar da sua contribuição social, pois fez os cuiabanos terem orgulho do seu sotaque e dos seus costumes”.
![]() |
| Liu encenava mais de 40 personagens entre eles Gladstone, e a eterna comadre Nhará |
Elonil de Arruda completaria 55 anos no dia 30 de maio, interpretou mais de 40 personagens tipicamente cuiabanos e engraçadíssimos. Sua paixão pelo teatro teve início ao ouvir sua vizinha declamar na janela de casa. O ator tinha a capacidade de capturar características dos moradores e transformá-las em personagens. Como conta Gomes, “em cada família cuiabana tem uma Dedê, um Júca, uma comadre Nhara, por isso ele é tão querido e marcou tanto, por fazer uma arte que fala da vida das pessoas daqui”.
Construído em 2009, “Espaço Cultural Liu Arruda” no TCE-MT é uma homenagem ao artista que morreu há doze anos. Também estão expostos ao público parte do figurino dos personagens, fotografias e vídeos.
| Serviço |
Horário : Das 9 horas até 17 horas
Local: Auditório Liu Arruda – TCE – MT
Entrada Franca



