:: Tribunal de Contas - MT

História dos Tribunais de Contas no Brasil

 

Ruy Barbosa

O controle das finanças públicas remonta à Antigüidade clássica nas legislações romana e grega, mas somente na Idade Média é que há registros de fatos atribuídos aos Tribunais de Contas como instituição.

No Brasil, as primeiras manifestações de Controle das Contas Públicas ocorreram em 1680, quando a Coroa Portuguesa criou as Juntas das Fazendas das Capitanias e a Junta da Fazenda do Rio de Janeiro.

Com a Independência do Brasil (1822) e a criação da Constituição Monárquica (1824) foi determinada a criação de um Tribunal denominado de Tesouro Nacional, porém este sistema não foi implantado. Após a Proclamação da República (1889), durante o governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, sob orientação do Ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, foi promulgado o Decreto nº. 966-A, de 01 de novembro de 1890, criando o Tribunal de Contas da União – TCU. O Tribunal foi definitivamente institucionalizado pela Constituição de 1891, mas sua instalação só ocorreu em janeiro de 1893.

Por suas insistentes intervenções para a criação de um órgão que fiscalizasse as Contas Públicas do país, Ruy Barbosa é considerado o Patrono dos Tribunais de Contas do Brasil.

Em Mato Grosso

O controle das contas públicas no Estado era realizado por uma Comissão Legislativa estadual, mas diante das dificuldades para o exercício da função, os parlamentares mato-grossenses viram a necessidade de criação do Tribunal de Contas. A Lei Constitucional nº. 02, de 31 de outubro de 1953, reformou a Constituição do Estado, extinguindo a Comissão Legislativa e criando o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

A instalação do TCE-MT ocorreu em Ato Solene no Palácio do Governo do Estado, em 02/01/1954, quando o Governador Fernando Corrêa da Costa nomeou e empossou os membros - à época denominados Juízes de Contas. No dia seguinte, o Presidente Fundador, Juiz Rosário Congro, presidiu a Primeira Sessão Ordinária que elegeu e deu posse a 1ª Mesa Diretora da Instituição.

Benedicto Vaz de Figueiredo
Benedicto Vaz de Figueiredo
Presidente
Rosário Congro
Rosário Congro
Vice-Presidente
Lenine de Campos Póvoas
Lenine de Campos Póvoas
Juiz
Clóvis Corrêa Cardozo
Clóvis Corrêa Cardozo
Juiz
Luiz Felipe Sabóia Ribeiro
Luiz Felipe Sabóia Ribeiro
Juiz
Dr. Sebastião de Oliveira
Dr. Sebastião de Oliveira
Procurador-Geral

A convite do Tribunal, redigiu a ata da sessão o contador Aecim Tocantins na condição de Secretário Ad-hoc, que depois viria a ser o primeiro Assessor Técnico e também um dos Presidentes da Casa.

A primeira sede do TCE-MT funcionou em duas salas cedidas pela Junta de Conciliação do Trabalho, hoje Casa Barão de Melgaço. Em 1961, o Tribunal passou a ocupar dois andares do Palácio Alencastro, antigo Palácio do Governo, hoje Prefeitura de Cuiabá. Apenas em 1978, no Governo José Fragelli, o Tribunal inaugurou sua sede própria no Centro Político e Administrativo, onde está até hoje.

* Mais sobre a história do TCE-MT, acesse o livro aqui