Nascido em Guiratinga, com 60 anos recém-completados, Alencar Soares renunciou a seis meses do seu segundo mandato de deputado estadual pelo PP, para assumir a vaga de conselheiro deixada por Gonçalo Pedroso Branco de Barros, que se aposentou no final do mês passado. A cadeira que passa a ser utilizada no Tribunal Pleno por Alencar Soares já foi ocupado por Frederico Vaz de Figueiredo e Afro Stefaninni. Ele foi indicado pela Assembléia Legislativa, com chancela do governador do Estado, Blairo Maggi.
Cumprindo o protocolo, o novo conselheiro foi saudado pelo último conselheiro a tomar posse, Júlio Campos, que ressaltou as transformações que vêm ocorrendo no Tribunal de Contas nos últimos anos. ¿O novo colega conselheiro encontra um Tribunal moderno, com profissionais capacitados e instrumentos tecnológicos que possibilitam exercer com maior eficácia o controle externo¿.
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, também deu destaque às mudanças ocorridas ressaltando, porém, que a história da instituição vem sendo construída há 52 anos, com a contribuição de todos que nela serviram. Ressaltou, sobretudo, a atuação do conselheiro aposentado, Branco de Barros. Em cuja gestão, 2002/2003 foi ampliado o Programa de Modernização, quando o TCE começou a utilizar o planejamento estratégico como ferramenta de gestão.
Ao saudar o novo membro do colegiado de conselheiros, José Carlos Novelli disse ter convicção de que Alencar Soares vai contribuir para a continuidade dos avanços.
Em seu discurso, o presidente do TCE falou da consternação que atingiu a todos com a morte do ex-governador Dante de Oliveira. ¿Dante é um filho que muito orgulha Cuiabá e Mato Grosso. Foi o governador que nos deu o Estado equilibrado, que paga suas contas em dia, e com as ferramentas necessárias para garantir o desenvolvimento. Dante é o prefeito que preparou Cuiabá para a modernidade. Dante vai viver para sempre no coração e na alma do povo que ele tanto amou¿, disse.
