Alunos de escola pública de Várzea Grande visitam o Tribunal de Contas
21/10/2004 15:05
O projeto TCEstudantil, realizado mensalmente pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, desde 2001, atendeu nesta quinta-feira (21) cerca de 40 alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual Sarita Baracat, de Várzea Grande. A visita dos estudantes foi supervisionada pelos Professores Joceli Pereira Leite e Widney Castro e coordenada pela equipe da Escola de Contas do TCE.
Os alunos conheceram vários setores da casa, como a Diretoria Geral Administrativa, o Departamento de Informática, a 1ª Inspetoria, o Departamento de Expediente, além de terem assistido a uma palestra sobre o funcionamento do Tribunal de Contas enquanto órgão fiscalizador e a uma apresentação do Coral do TCE, que surpreendeu os alunos com suas músicas e sua competência.
¿A visita de cada aluno é de extrema importância e espero que eles absorvam os conhecimentos adquiridos aqui dentro para ajudar na sua formação como cidadão¿, disse Marcelo Bianchini, Diretor Geral do Tribunal.
Para os alunos, o projeto TCEstudantil é muito proveitoso, pois faz com que eles conheçam uma estrutura tão importante como o Tribunal de Contas do Estado. Os próprios estudantes sugerem que outros órgãos públicos façam a mesma coisa. Essa opinião também é compartilhada pelo professor de Artes da escola, Widney Castro, que disse: ¿É fundamental para os alunos, principalmente de escolas estaduais, terem a oportunidade de adquirir conhecimentos que os ajudarão a cumprir seu papel na sociedade, tendo consciência de seu direitos e deveres como cidadão¿.
Ao final da visita, os alunos participaram de uma dinâmica de grupo com a psicóloga Patrícia Corrêa de Almeida, cujo objetivo era fazer com que os alunos refletissem tudo o que aprenderam durante o passeio, de uma forma séria e, ao mesmo tempo, descontraída.
O projeto TCEstudantil tem a finalidade de fazer a parte pedagógica, isto é, mostrar à população a função do TCE, tendo o estudante como o foco principal, pois ele é o multiplicador dessas informações. O projeto está tendo um bom desempenho desde o seu início e o intuito é dar continuidade atendendo cada vez mais escolas.