:: Tribunal de Contas - MT

Auditoria do TCE nos municípios começa em março e as rotas já foram definidas

11/02/2004 15:05

A partir do dia 1º de março, 31 equipes de auditores e auxiliares de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso estarão percorrendo os municípios do Estado, para examinar a execução orçamentária relativa ao exercício de 2003 de todos os órgãos públicos ¿ prefeituras, câmaras, autarquias e fundações municipais. As rotas foram sorteadas nesta quarta-feira (11), em sessão extraordinária do Pleno. Cada equipe, formada por dois auditores, ficou responsável por rotas compostas por quatro ou cinco municípios, em conformidade com a dimensão da receita municipal.

Um dos critérios adotado para tornar mais ágil e eficaz o trabalho de verificação das contas, consistiu no agrupamento de municípios não apenas pela sua localização geográfica, mas também pelo seu perfil econômico. Esse critério teve a finalidade de assegurar que uma equipe não fique responsável pela auditagem de mais de um município grande. A equipe sorteada para fiscalizar Cuiabá, por exemplo, não realizará auditoria de outro município de grande porte. Isso evita sobrecarga de trabalho para as equipes, o que acabaria comprometendo a qualidade dos trabalhos.

Outro cuidado na preparação das inspeções in loco das contas é o de que uma equipe não pode inspecionar um determinado município por dois anos consecutivos.

As equipes responsáveis pela análise das contas do Governo do Estado não participarão da auditoria dos municípios com receita média superior a R$ 50 milhões. Os auditores que vão examinar as contas do Estado realizarão auditoria no máximo em quatro municípios.