:: Tribunal de Contas - MT

Controle do Colesterol foi tema de palestra no TCE

27/07/2006 16:18

Com ênfase na melhoria da qualidade de vida dos seus servidores, a coordenadoria adjunta de Serviços Sociais do Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou na terça-feira, dia 25.07, uma campanha de controle do Colesterol. Pela manhã, em torno de 150 pessoas fizeram o exame para detectar a taxa de colesterol, que quando elevada faz com que exista maior chance de ocorrer uma obstrução nas artérias, especialmente no coração. À tarde, o endocrinologista Marcelo Maia ministrou palestra sobre os tipos de colesterol, especificamente o LDL (o mau colesterol).

O endocrinologista explicou que a alta taxa de LDL, agregada a hipertensão e a diabetes são os principais responsáveis pelas doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Uma forma de controlar o colesterol, mantendo baixo o teor de gordura no organismo, é evitar alimentos com composição a base de gordura saturada (gordura animal). Maia também recomendou a prática de atividades físicas, que inclusive contribui para o aumento do colesterol HDL (o bom colesterol).

A palestra contou também com a presença de servidores com taxa de colesterol equilibrada. Mesmo sem a necessidade de controle, eles foram motivados pelo cuidado com saúde. O cardiologista do TCE, José Araújo Silva, apontou o tratamento preventivo como o forte aliado para diminuição das doenças cardiovasculares. Segundo ele, no último levantamento realizado no TCE foi diagnosticado que 40% dos servidores possuíam taxa de colesterol LDL alterada. Além do tratamento clínico, o setor médico do tribunal recomendou modificações no cardápio do restaurante, com objetivo de reforçar os cuidados do controle do colesterol e outras doenças relacionadas à má alimentação.

Normalmente considera-se que, quando a concentração de colesterol está acima de 160mg/dl, o risco de complicações é alto; entre 130mg/dl e 160mg/dl o paciente é considerado "limítrofe"; entre 100mg/dl e 130mg/dl bom, e abaixo de 100mg/dl ótimo.