:: Tribunal de Contas - MT

Escola Cooperar participa do projeto TCEstudantil

01/10/2003 17:56

Nesta terça-feira, 30, às 13:30h, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso recebeu cerca de 50 estudantes do Ensino Médio da Escola Cooperar – Cooperativa Educacional dos Servidores do CEFET/MT. A visita faz parte do Projeto TCEstudantil, o qual consiste em visitas didáticas de escolas públicas e privadas à instituição, coordenado pela equipe da Escola de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro”.

Os alunos, além de conhecer a Casa e assistirem palestras sobre a função, a competência e a composição do Tribunal, fizeram uma visita à Sessão Plenária a assistiram uma apresentação do Coral do TCE. Em seguida, após uma dinâmica de grupo com a psicóloga Tereza Raquel, onde os estudantes participaram de uma reflexão sobre a visita e o conceito de cidadania, eles receberam os certificados do projeto TCEstudantil.

Este projeto, desenvolvido pelo TCE desde novembro de 2001, já recebeu 15 escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Na avaliação da equipe da Escola de Contas, ao trazer a comunidade escolar para dentro da instituição, o TCE está divulgando as suas atribuições junto à sociedade e contribuindo para formar cidadãos melhores. “Esses adolescentes aprendem aqui o porquê de preservar o bem público, uma vez que tomam conhecimento que os recursos usados pelos órgãos públicos provêm do povo”, comentou Flávia Monteiro, da Escola de Contas.

Ao desejar boas vindas aos estudantes, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Branco de Barros, destacou a importância dessa interação com as escolas. “Espero que essa visita sirva para orientá-los no futuro em suas caminhadas”, desejou o presidente. O corregedor geral, conselheiro Antônio Joaquim, também ressaltou a importância da interação entre as instituições escolares e o Tribunal de Contas.

Para a supervisora pedagógica da Escola Cooperar, Meyre Marinho, o projeto TCEstudantil é bastante válido, uma vez que proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer como funciona o Tribunal de Contas. “Eu mesmo não sabia exatamente como funcionava e por isso gostaria que essas visitas não ficassem restritas a poucas escolas”, considerou Meyre Marinho.

Os alunos também aprovaram o projeto e garantiram que o conhecimento a respeito da função do Tribunal de Contas serviu como uma verdadeira lição de cidadania.