:: Tribunal de Contas - MT

Gestores municipais passam por treinamento do Tribunal de Contas

24/06/2002 18:02
Cerca de 400 gestores municipais estão participando desde ontem, 24, no Auditório da AMM, do ¿II Treinamento e Estudo de Casos dos Sistemas de Auditoria de Contas Públicas e LRF Cidadão¿. O evento, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, com o apoio da Associação Matogrossense dos Municípios, visa dar continuidade aos trabalhos realizados em abril pelo TCE, quando os administradores conheceram e aprenderam a utilizar os sistemas de Auditoria de Contas Públicas e LRF Cidadão. Estes dois programas são responsáveis pela informatização do envio de dados por meio magnético para o Tribunal.

A solenidade, aberta pelo presidente do TCE, Branco de Barros, contou com a presença do presidente da AMM, prefeito Érico Pianna, do Procurador Geral de Justiça, Guiomar Teodoro Borges, da presidenta do Conselho Regional de Contabilidade, Sílvia Cavalcante e do Diretor Superintendente da Ucemat, Celso Gaspar, além de prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores e contadores.

Todos os presentes foram unânimes em ressaltar a importância da realização de eventos como esse e do papel que o TCE vem exercendo para que os gestores municipais busquem a correta aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste sentido, Érico Pianna disse que o Tribunal de Contas está alcançando uma grande avanço, pois cada vez mais tem sido democrático e parceiro. ¿A prova é que, desde o início de junho, os municípios têm um representante no órgão¿, comentou Pianna.

Para o procurador Guiomar, os prefeitos precisam entender que a LRF exige uma gestão transparente e planejada, por isso os recursos públicos precisam ser enquadrados dentro do que rege a Lei. Na sua opinião, aos prefeitos resta somente cumprir a LRF, principalmente sabendo que a partir janeiro de 2003 a sua aplicação será 100% cobrada.

Outra que destacou a iniciativa do TCE foi a presidenta do CRC, que disse estar certa de que os contadores não podem ser apenas técnicos e que os treinamentos são imprescindíveis para que eles possam contribuir com os gestores municipais. ¿A eficácia da LRF cabe aos contadores aqui presentes. Tanto é verdade que o Conselho Federal de Contabilidade está instituindo o Prêmio Gestão Fiscal Responsável¿, informou Sílvia Cavalcante.

Casos concretos - Durante o II Treinamento, além dos participantes terem recebido o segundo e último módulo dos sistemas, eles acompanharam estudos de casos concretos no lançamento de dados dos municípios como, por exemplo, o envio de balancetes mensais e orçamentos anuais. Os técnicos do TCE demonstraram passo-a-passo o uso dos sistemas e fizeram comentários e tiraram dúvidas existentes.

O presidente Branco de Barros, agradeceu a presença e falou que o TCE sabe que os programas não são perfeitos. Mas ajustes serão efetuados na medida em que os problemas surgirem, durante a sua utilização. Porém, tem certeza que para o Tribunal oferecer um produto de excelente qualidade, a troca de informações entre o órgão e os municípios é essencial para o sucesso.

Por isso, ele pediu a cooperação dos gestores e técnicos para que juntos possam fazer dos Sistemas de Auditoria de Contas Públicas e LRF Cidadão modelos de controle das contas municipais. "Tenho convicção que o resultado final desse esforço trará satisfação não só para a instituição Tribunal de Contas e para os municípios, como também para a sociedade. Isso fará com que a população de Mato Grosso tenha mais confiança nos serviços que prestamos e veja que seus anseios estão sendo atendidos", finalizou o presidente do TCE.








Gestores estudam o sistema de auditoria do TCE

Nos dias 24 e 25, cerca de 400 gestores municipais participaram do ¿II Treinamento e Estudo de Casos dos Sistemas de Auditoria de Contas Públicas e LRF Cidadão¿.

O evento, organizado pela Escola de Contas ¿Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro¿, com apoio da Associação Matogrossensse dos Municípios, completou os trabalhos iniciados em abril, quando os administradores conheceram e aprenderam a utilizar os sistemas de Auditoria de Contas Públicas e LRF Cidadão. Estes dois programas são responsáveis pela informatização do envio de dados por meio magnético para o Tribunal.

A solenidade, aberta pelo presidente Branco de Barros, no primeiro dia, e pelo conselheiro Antônio Joaquim, no segundo, contou ainda com a presença do presidente da AMM, Érico Pianna, do procurador Geral de Justiça, Guiomar Teodoro Borges, da presidenta do Conselho Regional de Contabilidade, Sílvia Cavalcante e do diretor superintendente da Ucemat, Celso Gaspar, além de prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores e contadores.

Durante o II Treinamento, os participantes receberam o segundo e último módulo dos Sistemas e acompanharam estudos de casos concretos no lançamento de dados dos municípios com envio de balancetes mensais e orçamentos anuais por meio eletrônico. Os técnicos do TCE demonstraram passo a passo o uso dos sistemas, fizeram comentários e tiraram dúvidas existentes.

O presidente Branco de Barros disse que o TCE sabe que os programas não são perfeitos, mas que ajustes serão efetuados à medida que os problemas forem surgindo.