Notebooks são entregues a auditores do Tribunal de Contas <br> Secretário de Fazenda prestigia evento e elogia qualidade do corpo técnico do TCE
18/06/2003 12:54
Em solenidade realizada no plenário do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nesta quarta-feira, 18, o presidente Branco de Barros fez a entrega de 45 notebooks para a Coordenadoria de Auditoria de Controle Externo e para o Departamento de Informática da Casa. O evento, que reuniu cerca de 200 colaboradores e conselheiros, também contou com a presença de autoridades como o Secretário Estadual de Fazenda, Valdir Teis, o Secretário de Controle Externo do TCU/MT, Gilmar Gomes, e o presidente do Cepromat, Adilson Domingos.
De acordo com o líder do Departamento de Informática, Olavo Lage, com as novas aquisições o Tribunal de Contas dá mais um passo para a plena informatização do controle externo do órgão, uma vez que totaliza em 65 o número de notebooks (22 já haviam sido entregues) a serem utilizados na ampla fiscalização dos gestores públicos.
Olavo explicou que em três anos o Tribunal conseguiu aumentar de 100 para 300 o número de microcomputadores, o que possibilitou reduzir a proporção homem/máquina a quase 3 para 1. Conforme ele, este índice será realidade até o final do ano, quando o TCE estará recebendo mais 36 computadores.
Para o presidente Branco de Barros, não há como pensar em modernização da administração sem o fortalecimento da área tecnológica. E isso a sua gestão tem feito desde o início, pois tem como uma das principais metas o investimento em equipamentos de informática.
Branco de Barros também ressaltou que a aquisição de notebooks para os auditores dará mais produtividade e agilidade ao trabalho desenvolvido, já que cada um terá o seu próprio computador portátil. Ele lamentou, no entanto, que nem todos os técnicos puderam fazer o exame in loco deste ano já com os notebooks, porém, garantiu que cada equipe saiu para as viagens com pelo menos um equipamento. “Para 2004, temos a certeza que os 60 auditores de controle externo do Tribunal de Contas irão para as viagens de exame in loco com os seus notebooks”, comemorou o presidente.
Na ocasião, o secretário Valdir Teis cumprimentou o Tribunal de Contas por buscar estruturar e dar maiores condições técnicas para a equipe de auditores que realiza a fiscalização dos recursos públicos no Estado. “A capacitação técnica dos profissionais desta Casa não deixa nada a desejar a grandes corporações. Aqui no Tribunal há técnicos extremamente capacitados e que merecem esse equipamento para o bom desempenho das suas funções”.
O secretário de Fazenda finalizou dizendo que a preocupação do Governo e dos demais Poderes com a melhoria tecnológica e com o uso de ferramentas eficientes só trará resultado satisfatório para a sociedade, pois ela irá ganhar com a qualidade dos serviços prestados pelos mesmos.
Recursos - Os computadores portáteis foram adquiridos com recursos do Pnafe - Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros, que tem como agente financiador o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. O Pnafe é responsável por todos os Projetos de Modernização em andamento no Estado, inclusive o desta Corte de Contas, que teve início em 2000.
Cabe à Secretaria de Fazenda gerir esse fundo de apoio, cuja contrapartida do Governo é de 20% e o restante é arcado pelo BID. Por esse motivo, a Sefaz foi a executora da licitação pela modalidade pregão para a compra dos equipamentos, que incluiu no mesmo processo o Ministério Público.