:: Tribunal de Contas - MT

Nova mesa diretora do TCE/MT toma posse nesta sexta-feira

29/01/2004 08:09


A 46ª mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que será presidida pelo conselheiro Ary Leite de Campos, toma posse nesta sexta-feira, 30, em sessão solene que acontece, a partir das 18h, no Centro de Eventos do Pantanal. Na oportunidade, também serão empossados para os cargos de vice-presidente e corregedor geral, os conselheiros José Carlos Novelli e Júlio José de Campos, respectivamente. Ary Leite irá receber o cargo do atual presidente, conselheiro Branco de Barros, que esteve à frente do Tribunal nos últimos dois anos.

O conselheiro Ary Leite, chega a presidência do TCE/MT pela terceira vez, após 35 anos dedicados à administração pública mato-grossense. Ele é natural de Várzea Grande, onde começou sua carreira política como Prefeito Municipal, eleito em 1969, mandato este que lhe garantiu o passaporte para a vida pública.

Posteriormente, iniciou uma bem-sucedida e longa passagem pela Assembléia Legislativa do Estado, conseguindo eleger-se Deputado Estadual por três legislaturas: 1974, 1978 e 1982, nesta última, obtendo o primeiro lugar no Estado de Mato Grosso.

No TCE/MT já ocupou as funções de corregedor geral e de vice-presidente, por duas vezes, e é o conselheiro mais antigo em atividade, com 17 anos de serviços prestados a Instituição.

Direto e objetivo o conselheiro Ary Leite, pretende dar seqüência aos projetos em andamento no TCE/MT e desenvolver outros que vão de encontro a função fiscalizadora do órgão. Neste caso, destacam-se a implementação de uma auditoria continuada dos recursos públicos, o trabalho de orientação e de prevenção dos erros nas prestações de contas e uma política maior de aproximação com a sociedade.

Para ele, o Tribunal de Contas está no caminho certo para o cumprimento da missão constitucional, que é assegurar a correta e eficaz gestão dos recursos públicos. Ainda, conforme o conselheiro, é importante que o TCE/MT se faça presente no interior do Esatdo e mostre cada vez mais a sua real importância para a fiscalização as ações dos gestores.

BALANÇO POSITIVO ¿ O conselheiro Branco de Barros, que deixa a presidência do TCE/MT, faz um balanço positivo da gestão e com a certeza de dever cumprido. ¿Estou orgulhoso e satisfeito do resultado alcançado. Todas as metas traçadas para o biênio 2002/2003, foram realizadas e algumas, até mesmo, acrescentadas¿.

O saldo da boa administração é sentido por todos, principalmente, pelos servidores e pelas chefias, que foram bastantes valorizados. A gestão do conselheiro Branco de Barros, intitulada ¿Liderança pelo conhecimento¿, teve como maior foco os seguintes tópicos: a prestação de um serviço público de excelência; a modernização, a transparência e a eficácia do Controle Externo; a valorização do servidor público e a aproximação com a sociedade.

Para isso, investiu-se maciçamente na área tecnológica e na área de recursos humanos, além da melhoria de toda a estrutura física do órgão. Neste sentido, a gestão ampliou em mais de 200% o número de computadores, adquiriu notebooks, ampliou e modernizou toda rede de informática, implantou sistemas de informática que otimizaram os serviços da auditoria e do administrativo do TCE. Também promoveu inúmeros cursos, palestras e treinamentos para o público interno e externo. Todos coordenados pela Escola de Contas ¿Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro¿.