Nesta primeira reunião, Blairo Maggi comunicou que, no momento, o Governo irá repetir no próximo ano o Orçamento de 2005, uma vez que o Estado de Mato Grosso enfrenta uma crise no setor agropecuário e não há perspectiva de melhora. Maggi solicitou a compreensão dos chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário para que contenham gastos e evitem aumento do repasse de duodécimo.
O assunto voltará a pauta em um novo encontro agendado para o mês de agosto, quando os Poderes irão discutir a manutenção ou não da proposta orçamentária de 2006. O Governo tem que entregar à Assembléia Legislativa o projeto do Orçamento Geral do Estado para 2006 até dia 30 de agosto e deve ser votado até 15 de dezembro.
No entanto, apesar do quadro apresentado pelo governador Maggi não ser muito favorável, o presidente do TCE se mantém otimista. Spinelli acredita que a crise é passageira e será superada, pois Mato Grosso é um Estado promissor. Ele também afirmou que é possível repetir os valores do orçamento deste ano em 2006. ¿Não vejo aparentemente problemas nisto. Vamos cortas despesas e priorizar gastos para ajudar o Executivo no momento de dificuldades¿.
