Conforme explicou a coordenadora geral do Promoex, Beísa Biancardine, a finalidade foi mostrar a estrutura e as ações do programa para os líderes da Casa e, assim, buscar o engajamento de todos. Segundo ela, a idéia é também captar pessoas que queiram trabalhar no programa. ¿O Promoex está pronto no papel, agora precisamos efetivá-los na Casa e, para isso, é necessária a cooperação de todos. Estamos buscando pessoas com perfil empreendedor para participar dos componentes¿, disse Beísa.
Durante a apresentação ela falou do objetivo geral, prazo de duração, áreas contempladas, estrutura e, sobretudo, da filosofia do Promoex que tem o cidadão como foco.
De acordo com Beísa, o programa terá a duração de seis anos, dividido em duas fases. A primeira compreende o período entre janeiro de 2005 e dezembro de 2007 e irá abranger as áreas de capacitação, consultoria, equipamento de informática, equipamento de apoio para comunicação e obras e serviços de engenharia. ¿Vamos trabalhar com dois componentes que são: Fortalecimento e integração dos Tribunais de Contas no âmbito nacional e Modernização dos Tribunais de Contas dos Estados e Municípios¿.
Para o presidente da Comissão de Modernização da Gestão, conselheiro Antonio Joaquim, esta é uma boa oportunidade para os tribunais se fortalecerem como Instituição eficaz e essencial no controle externo das contas públicas. Ainda, na opinião dele, é fundamental que haja uma interação entre os Tribunais de Contas. ¿Uma das principais medidas do Promoex é a integração dos Tribunais, pois dessa forma seremos uma instituição forte nacionalmente. Hoje, basicamente, não há uma interligação e isso prejudica o andamento dos trabalhos¿.
O próximo passo da equipe do Promoex será a realização de uma palestra, no início do próximo mês, para todos os colaboradores do TCE. O Promoex está instalado no Salão Nobre do TCE e o telefone de contato é 613-7605 e o e-mail: promoex@tce.mt.gov.br.
