Todo o enfoque da palestra, assim como da campanha, foi para a prevenção de doenças nas pregas vocais. Segundo a doutora Daniela, as pessoas precisam conscientizar da importância de cuidar bem da voz para, no futuro, não perdê-la. ¿É comum só procurar o médico quando o estágio da doença já é avançado e isso implica, até mesmo, em alguns casos, no diagnóstico de câncer de laringe. Por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio¿, disse a fonoaudióloga.
Conforme Daniela Novis, a voz não está saudável quando se apresenta sintomas de rouquidão por mais de 15 dias, ardência, pigarro, falta de ar, dificuldade de engolir e perda de voz. Nesses casos, ela recomenda que se procure de imediato o auxílio de um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, para que o tratamento adequado seja iniciado.
Ela informou que a preocupação maior hoje é o aumento da incidência de mulheres com câncer de laringe, que antes era bem maior nos homens e, agora, está meio a meio. Também é preocupante a queda na faixa etária da incidência que passou para acima de 45 anos e a colocação do Brasil como o segundo país com maior índice da doença. ¿Vale ressaltar que em 99% dos casos de câncer de laringe é causado por uso de cigarro e de bebida alcoólica¿.
Portanto, as principais dicas para ter uma boa saúde vocal são não fumar, evitar bebidas alcoólicas e principalmente não gritar, pois o grito é um abuso vocal. Mas, também há outras formar de prevenção como beber muita água, dormir o suficiente para descansar a laringe, evitar uso de pastilhas e sprays, não ter o hábito de pigarrear e tossir, fazer exames anuais se usar a voz como profissão (professores, cantor, radialistas, telefonista).
Outro conselho da doutora Daniela é boa postura, respiração e articulação corretas e relaxamento, pois o impulso de se comunicar pela voz vem do corpo inteiro.
