Acontece neste momento a Sessão Solene do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em comemoração ao Jubileu de Ouro da Casa. Cerca de 500 pessoas acompanham a solenidade, no plenário “Benedicto Vaz de Figueiredo”, entre elas o governador Blairo Maggi, o presidente do Tribunal de Justiça, José Ferreira Leite, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Carlos Pinna de Assis e mais 15 presidentes e conselheiros dos Tribunais de outros Estados.
A sessão teve início com o Ouvidor do TCE, conselheiro aposentado Oscar da Costa Ribeiro, falando em nome de todos os conselheiros e servidores do Tribunal. Ele fez um retrospecto dos 50 anos da Casa e ressaltou a importância do Controle Externo para uma boa gestão pública.
Em seguida representando a Credijud e a Credlegis, Marcos José Silva entregou ao presidente Branco de Barros um cartão simbolizando 100 mil cartões telefônicos confeccionados pelas cooperativas em homenagearam ao Jubileu de Ouro do TCE.
Para o governador Maggi, o Tribunal de Contas tem um papel importante na condução democrática da Administração Pública, pois sempre primou pela legalidade dos atos de natureza financeira da Estado.
Já o presidente da Atricon disse que o TCE é modelo de administração para outros Cortes de Contas do Brasil. O processo de modernização está servindo de exemplo para todos, pois leva a transparência e a eficácia do controle dos recursos públicos.
A cerimônia solene prossegue com a assinatura do a resolução de criação do “Memorial Rosário Congro” e entrega da moeda comemorativa aos 50 anos do Tribunal.
