Nos dias 22 e 23, o município de Sorriso recebeu o Ciclo de Palestras e Implementação do Aplic, uma iniciativa da gestão ¿Liderança pelo Conhecimento do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Branco de Barros. Segundo pólo visitado pelo TCE, Sorriso recebeu os auditores, líderes e analistas de sistema, que expuseram em palestras didáticas temas como o Aplic, Controle Interno, Triagem, aspectos legais de legislações, saúde e educação. O Ciclo é voltado aos gestores públicos municipais e tem o objetivo de proporcionar subsídios que promovam a eficácia da gestão pública.
Esse encontro, que teve início na manhã de sexta-feira, contou com a presença de 150 gestores públicos e representantes de 15 municípios pertencentes ao pólo de Sorriso, além de outros sete que tomaram a iniciativa de comparecer ao evento.
As novidades dessa segunda viagem da equipe do TCE, que teve início em Pontes e Lacerda, foram a presença do conselheiro Ubiratan Spinelli, que representou o presidente Branco de Barros na abertura dos trabalhos, e a apresentação da home page do TCE na internet para os presentes. Segundo a coordenadora da Escola de Contas, Flávia Monteiro, a equipe detectou um desconhecimento dos participantes com relação à página do TCE na web e por isso incluiu esse assunto no ciclo. ¿A auditora Andrea Guedes falou sobre a página e explicou todos os serviços nela oferecidos¿.
Em seu discurso, o conselheiro Ubiratan destacou que a intenção do TCE é trabalhar preventiva e didaticamente, realizando encontros para estimular que as gestões dos administradores públicos cheguem a um percentual próximo do mínimo em irregularidades, referindo-se à diminuição dos índices de rejeições dos últimos anos das contas municipais, de 40% para 30%, de 2000 para 2001. ¿É imperioso ressaltar que, ao contrário do que pensam muitos gestores públicos, o intuito do Tribunal de Contas não é, pura e simplesmente, dar pareceres contrários às contas das prefeituras e câmaras¿, disse Spinelli.
O Ciclo de Palestras e Implementação do Aplic tem o objetivo de disseminar os novos conceitos da auditoria pública informatizada, implantada recentemente pela gestão do presidente Branco, como forma de agilizar o controle externo, assegurando a correta e eficaz gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Para os técnicos envolvidos, essas viagens possibilitam que dúvidas possam ser tiradas e orientações corretas sejam dadas aos servidores que lidam com esses recursos.
Para o presidente Branco de Barros, a receptividade durante esses encontros tem sido satisfatória. Ele destaca que tanto o Tribunal quanto os gestores municipais têm interesse em firmar um padrão de qualidade na prestação e na fiscalização dos recursos públicos. ¿Nossa equipe busca incessantemente ajudar e nortear as ações dos gestores para que erros desnecessários sejam cometidos¿, esclarece Branco.
A próxima cidade que recebe o Ciclo é Cáceres, nos dias 29 e 30 deste mês. Até o mês de novembro, outros seis municípios pólos também serão visitados pelo TCE: Barra do Bugres, Cuiabá, Alta Floresta, Primavera do Leste, Barra do Garças e Vila Rica.
