:: Tribunal de Contas - MT

Spinelli será empossado presidente do TCE nesta segunda-feira

30/01/2005 10:18

O conselheiro Ubiratan Spinelli tomará posse como Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso nesta segunda-feira, 31.01, em sessão solene que será realizada no Plenário da Casa. A solenidade está marcada para as 16h30 e diversas autoridades já confirmaram presença, entre elas, o governado Blairo Maggi e presidentes dos Tribunais de Contas do Acre, Rondônia e Amazonas. Na ocasião, também serão empossados os conselheiros Valter Albano e José Carlos Novelli, que foi reeleito pela terceira vez vice-presidente do TCE. Já o conselheiro Albano irá ocupar o cargo de Corregedor Geral.

Aos 65 anos de idade Ubiratan Spinelli chega à presidência do órgão pela segunda vez. ¿Estou bastante satisfeito, pois são 26 anos de vida pública e, só de Tribunal, são 13 anos. Chegar novamente a Presidência é uma grande honra¿.

Natural de Poxoréo e formado em Direito, Spinelli iniciou sua carreira em 1975, como presidente da Associação Comercial de Cuiabá. Depois foi Deputado Estadual por duas legislaturas 1978/1982. Oportunidade em que também presidiu a Assembléia Legislativa no biênio 1983/85.

O conselheiro Ubiratan ainda ocupou cargo de Secretário de Indústria Comércio e Turismo do Estado de Mato Grosso, no ano de 1980. Foi Deputado Federal Constituinte, em 1986, quando deixou a carreira política para ser nomeado, em 1991, pelo então governador Jaime Campos, conselheiro do TCE/MT.

No Tribunal foi Corregedor Geral em 1997 e assumiu a presidência do órgão pela primeira vez no biênio 2000/2001. A sua primeira gestão como presidente do TCE foi marcada pelo início do Projeto de Modernização, que mudou de forma significativa a cara da Instituição.

¿Temos orgulho de ter conduzido o TCE para este grande salto. O surgimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) trouxe novas atribuições aos TCs e, ao mesmo tempo, fortaleceu o nosso trabalho. Juntamente a isso, o TCE de Mato Grosso teve a felicidade de ser inserido Pnafe ¿ Programa Nacional de Apoio Financeiro aos Estados Brasileiro¿.

Conforme ele, a implantação do projeto foi essencial para que o TCE tivesse recursos para as capacitações e aquisições de equipamentos de alta tecnologia. ¿Hoje se temos técnicos altamente qualificados e somos referência para vários TCs, foi devido a modernização iniciada em 2000, sob a minha Presidência¿.

Esta nova gestão do conselheiro Spinelli não será diferente, uma vez que também o TCE será contemplado com o Promoex ¿ Projeto de Modernização do Controle Externo para Estados de Municípios. Este projeto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento ¿ BID, com contrapartidas do Governo Federal e dos próprios Tribunais.

O Promoex é um projeto a longo prazo que será implantado em duas etapas. A primeira etapa compreende o período de 2005 a 2007 e envolve um montante de R$ 3,8 milhões. Para 2005 serão investidos R$ 761 mil.

O Projeto Promoex prevê a integração dos Tribunais de Contas, desenvolvimento e implantação de sistemas tecnológicos, aquisição de tecnologia de informação, capacitação técnica e gerencial.

Além disso, Spinelli pretende dar continuidade aos programas em andamento como a Auditoria Pública Informatizada de Contas, o Sistema de Obras Públicas e a Triagem. No entanto, ele ressalta que a sua gestão será de produtividade. ¿Vamos dar total suporte a área técnica, mas iremos cobrar resultados, até porque, somos cobrados¿.

GESTÃO ARY ¿ Bastante contente com o resultado alcançado com a sua gestão ¿Foco em Resultados¿, o conselheiro Ary Leite de Campos deixa a presidência do TCE/MT com a certeza de que as metas traçadas foram cumpridas.

A gestão do conselheiro Ary Leite se destaca pelas ações implementadas na área técnica e que resultaram em mais agilidade e eficiência aos serviços prestados pelo órgão, como é o caso do recadastramento de 48 mil processos no novo Sistema Informatizado de registro de documentação. Ele ainda cita a Triagem dos documentos que são protocolados na Casa, como outro serviço implantado com sucesso este ano pelo TCE. O inicio da implantação da Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic), que estará funcionando integralmente em 2006, é motivo de comemoração.

Mas sem dúvida, ter lançar o livro que conta a história dos 50 anos da Corte de Contas mato-grossense, foi satisfatório. ¿O livro preserva a memória do TCE e, ao mesmo tempo, divulgar as suas ações para população de Mato Grosso. Fico contente por contribuir para o resgate e a preservação da história do TCE e de Mato Grosso¿, comentou Ary Leite.

Ele ainda faz questão de ressaltar as ações voltadas para o social, como por exemplo, o TCEstudantil, o Projeto Cidadão e o UNID. Todos programas que beneficiam a comunidade. A sua gestão também investiu na melhoria das condições de trabalho dos seus servidores, que repercute no bom atendimento ao público. Para tanto, continuou à qualificação do quadro técnico, adquiriu novos equipamentos de informática e efetuou a adequação do espaço físico de alguns setores, criando um ambiente favorável ao desempenho profissional.