O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (19) uma moção de congratulação à população católica brasileira e mundial ¿ aproximadamente 1 bilhão de pessoas - pela eleição do cardeal Joseph Ratzinger como o novo Papa, que foi denominado Papa Bento XVI.
A moção de congratulação foi apresentada pelo conselheiro Júlio José de Campos, que falou em nome também do vice-presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli. A sugestão foi aprovada pela unanimidade dos conselheiros e pelo procurador de Justiça Mauro Delfino César.
O TCE vai encaminhar ofício com o voto de congratulação ao Núncio Apostólico do Brasil, ao Arcebispo de Cuiabá dom Milton Santos e ao presidente da Fundação Memorial Papa João Paulo II de Cuiabá, Fausto Severino Guedes.
Segundo o conselheiro Júlio Campos, o Papa Bento XVI é um líder religioso com características de rigidez doutrinária e tem plenas condições de liderar o povo católico. ¿Hoje é uma data maravilhosa e especial para os católicos do mundo todo¿, disse o conselheiro.
O novo Papa fala dez idiomas, tem sete doutorados e é exímio pianista. Hoje no Vaticano, tão logo foi anunciado como o novo Papa, Bento XVI deu a benção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo inteiro), que eqüivale à indulgência plenária.
