:: Tribunal de Contas - MT

TCE entrega à Secretaria de Fazenda primeiros resultados do Aplic

28/01/2004 07:47


O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Branco de Barros, entregou ao secretário de Fazenda, Waldir Teis, os primeiros resultados concretos dos dados que a Auditoria Pública Informatizada de Contas pode gerar para o Governo. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28, na presidência do TCE/MT, com a presença dos secretários adjuntos da Sefaz, Augustinho Moro ¿ de Política Fiscal, José Lombardi ¿ de Política Econômica e Tributária e Emanoel Bezerra ¿ de Gestão.

Na ocasião, além de repassar os dados via mini CD Rom e em papel, o presidente e a diretora do TCE, Cassyra Vuolo, fizeram uma breve explanação sobre os benefícios que o Aplic traz para a eficácia e a transparência do controle externo. Conforme ambos, o Aplic possibilita ao Tribunal uma auditoria online das contas municipais e em tempo real, uma vez que informações sobre toda a movimentação orçamentária e financeira das Unidades Gestores vão estar disponíveis para auditoria.

Essa nova tecnologia, 100% desenvolvida pelos analistas de sistemas do TCE/MT, foi bastante elogiada pelo secretário Waldir Teis e sua equipe, que disse ¿estou orgulhoso de participar deste momento onde verifico que o Tribunal e o governo começam a falar a mesma linguagem de controle externo. Confesso que estou muito satisfeito em ver que o TCE está dando um passo decisivo para a integração dos órgãos públicos¿.

Ainda, conforme o secretário, uma das maiores vontades do governador Blairo Maggi é conseguir que as Unidades Gestoras falem a mesma linguagem em relação ao bem público. ¿O governador Blairo preza muito a legalidade das ações. Um dos grande legados que ele deixará para Mato Grosso será a integração de poderes e órgãos públicos¿. Waldir Teis justifica essa necessidade de unificação, pois se a preocupação com a coisa pública for coletiva, com certeza, o resultado alcançado será maior.

Para ele, o Aplic representa um grande avanço neste sentido. O secretário, inclusive, defendeu que a Auditoria Pública Informatizada de Contas seja implantada, ainda este ano, nas contas do Estado. Hoje, o Aplic está somente disponível para os gestores municipais. ¿Estamos em fase de finalização de um programa que irá disponibilizar na internet todos os contratos firmados pelo Estado. Essa é uma forma de deixarmos as nossas ações mais transparente¿.

Também, de acordo com o secretário, foi determinado pelo governador Blairo Maggi que todas as secretárias que adquirirem produtos terão que enviar para a Sefaz as notas fiscais. ¿Desta forma, poderemos saber se a nota está calçada, clonada ou falsificada. É mais uma forma de evitarmos a fraude fiscal¿, finalizou Teis