Cerca de 50 alunos especiais foram beneficiados com agasalhos e leite através da segunda campanha solidária realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. O projeto ¿Oração Solidária¿, gerenciado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), foi criado pela atual gestão e tem como objetivo colaborar com entidades que desenvolvam programas na área social. A entrega ocorreu na quarta-feira, 30, com a presença da líder da CDH, Conceição Piva, e de alguns colaboradores do TCE.
Com esta campanha, a Casa beneficiou o Centro de Pedagogia de Ensino Especial (Cenper), localizado no bairro Cidade Alta, em Cuiabá, que atende a casos de deficiência mental leve. A escola oferece aulas regulares, além de oficina de marcenaria para crianças, adolescentes e adultos matriculados. ¿Estamos gratos ao Tribunal de Contas, que nos auxiliou num momento muito crítico. Nos mantemos através de parcerias e doações e, neste país, poucos ainda têm o sentimento da solidariedade¿, frisou o presidente do Cenper, Leonel Pedro da Silva.
Vale ressaltar que a Coordenadoria também está colaborando com a venda de camisetas da Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC), para a realização do McDia Feliz. De acordo com Conceição, o TCE está engajado em vários projetos sociais e até o final do ano ainda irá realizar outras atividades (Campanhas do Brinquedo, do Óculos e do Natal), que vão beneficiar pessoas carentes. ¿Estamos cada vez mais despertando nos colaboradores a importância de atos solidários, pois são vínculos que abrimos com a sociedade, que é o nosso cliente¿, destacou Conceição Piva.
Ainda segundo ela, o Tribunal busca com isso diminuir a desigualdade social, pois a gestão ¿Liderança pelo Conhecimento¿ entende que a solidariedade não pode ser encarada como uma necessidade, mas deve ser vista como imperiosa missão, já que todos são responsáveis pelas questões macro da sociedade e do mundo em que vivemos. Tanto é verdade que, recentemente, o Banco Real (que possui uma agência dentro do TCE), fechou uma parceria com o órgão e irá fortalecer as campanhas solidárias desenvolvidas pela gestão do presidente Branco de Barros.
A Coordenadoria de Desenvolvimento Humano é responsável pelo atendimento, na área social, dos colaboradores da Casa, além de desenvolver várias campanhas de arrecadação, como as da fralda, do leite, do agasalho, do alimento, do dia das crianças e do natal. ¿O nosso papel é dar assistência aos colaboradores para que eles desenvolvam seus trabalhos da melhor forma possível. Procuramos orientar, ajudar e acompanhar as questões de saúde ou problemas que comprometem o desempenho desse colaborador, tanto no ambiente de trabalho como em família¿, ressaltou Piva.
Conforme Conceição, a Coordenadoria tem total respaldo da administração, que desde o início se pautou pela busca da melhoria da qualidade de vida dos servidores, bem como sua valorização e capacitação profissional.
