:: Tribunal de Contas - MT

TCE firma convênio para capacitar gestores públicos

16/09/2002 10:55
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso assina, no dia 17 de setembro, na capital de Sergipe, na sede daquele Tribunal de Contas, um convênio para capacitar jurisdicionados estaduais e municipais.

Idealizado pelo conselheiro do TCE/SE, Carlos Pinna de Assis, também presidente da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, esse é um programa inédito de capacitação nacional, que tem ainda o apoio do Tribunal de Contas de Sergipe, da Esaf – Escola Superior de Administração Fazendária e da Fundação Getúlio Vargas.

A idéia principal do presidente Carlos Pinna ao propor a realização desse curso é qualificar o pessoal que lida com as contas públicas e fortalecer os mecanismos de controle interno da administração pública.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso foi um dos primeiros a serem convidados para fazer parte desse programa, devido ao efetivo trabalho que vem desempenhando na orientação de gestores e no aperfeiçoamento do controle externo. Para o presidente Branco de Barros, o papel dos Tribunais está cada vez mais fortalecido e o caráter orientativo e pedagógico adotado tem dado certo, uma vez que ajuda os jurisdicionados a desempenhar corretamente suas funções e a cumprir as leis vigentes.

Segundo a diretora geral do TCE/MT, Cassyra Vuolo, a Escola de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro” ficará responsável pela organização e estruturação da especialização no Estado.


Coral TCE/MT canta na solenidade

Para abrilhantar o evento, que será prestigiado por conselheiros de outros Tribunais de Contas e por autoridades do governo da região, o Coral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso fará uma participação especial durante a assinatura do convênio, no dia 17, em Sergipe.

O grupo, que viajou para participar do XV Encorama – Encontro Nacional de Corais de Maceió, de 18 a 22 de setembro, foi convidado pelo presidente do TCE de Sergipe, conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, para cantar durante a solenidade naquele órgão.

Segundo o regente Renato Marçal, a participação do coro em encontros, festivais e outras apresentações dentro ou fora do Estado é uma forma de mostrar o resultado de árduos ensaios e o amor pela música, além da difundir a imagem do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

“Ficamos honrados com o convite e será uma alegria imensa cantar para os colegas do TCE de Sergipe e também para o nosso presidente Branco e a diretora Cassyra Vuolo, que estarão presentes no evento”, destaca.

Para o XV Encorama, o Coral do Tribunal de Contas preparou músicas regionais e folclóricas de Mato Grosso e uma peça inédita em espanhol.