:: Tribunal de Contas - MT

TCE lançou gibi educativo que esclarece as funções e obrigações do órgão

29/10/2003 14:30
Estimular a cidadania nos jovens: este é o objetivo do gibi “Tribunal em Contas”, uma revista em quadrinhos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, lançada, na manhã desta quarta-feira (29), no plenário “Benedicto Vaz Figueiredo”, Os primeiros exemplares, num total de 50 mil confeccionados, foram entregues para 85 alunos da Escola Militar “Tiradentes” e para todos os funcionários do TCE. A impressão do gibi foi viabilizada pelas cooperativas de crédito dos Poderes Legislativo e Judiciário (Credlegis e Credijud).

A distribuição oficial do Gibi “Tribunal em Contas” vai ocorrer nos meses de novembro e dezembro de 2003, quando uma equipe do Tribunal de Contas e das cooperativas irá, de escola em escola, entregar os gibis para os alunos. Oportunidade em que vão esclarecer os objetivos do projeto e, novamente, reformar a missão do TCE e os princípios do cooperativismo.

A solenidade contou com a presença de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, do presidente do Tribunal, conselheiro Branco de Barros, do conselheiro Antonio Joaquim, que é coordenador do Conselho do Fundef do TCE, da diretora Geral Cassyra Lúcia C. Barros Vuolo e o representante das cooperativas Credijud e Credilegis, Marcos José da Silva.

O Gibi do TCE é uma iniciativa da gestão “Liderança pelo Conhecimento”, do atual presidente, que vem desenvolvendo diversos projetos que visam à aproximação com a sociedade, esclarecendo o seu papel institucional, bem como difundindo a importância do indivíduo e sua responsabilidade em exercer a plena cidadania.

Com base no Projeto TCEstudantil (uma iniciativa que leva alunos de escolas da rede pública e privada de ensino a trocarem a sala de aula por um dia de aula dentro do Tribunal), houve a necessidade de subsidiar o jovem cidadão informações acerca da utilização dos recursos públicos. Dessa forma, nasceu o gibi do TCE, elaborado numa linguagem lúdica e acessível ao seu público, estudantes do ensino fundamental.

Para o presidente Branco de Barros, a idéia é estimular o senso de cidadania nos adolescentes que serão futuros adultos conscientes de amanhã. Ele ainda ressaltou que o gibi fortalece a difusão das informações institucionais, contribuindo para ampliar a transparência das ações da Corte de Contas, além de desenvolver na juventude uma postura de responsabilidade e de auxílio na correta aplicação do dinheiro público.

A professora Telma Fernandes, Coordenadora de Educação Infantil, que representou a SME, disse que a iniciativa do TCE de lançar um gibi falando de suas funções cria uma oportunidade para as escolas trabalharem a questão da gestão pública. Já a representante da Seduc, professora Zuleide Lucinda, parabenizou a iniciativa, destacando que a secretaria entra como parceira do TCE na distribuição dos gibis e entende que é de fundamental importância o acesso ao órgão. “É uma contribuição à educação na questão da cidadania, porque se os jovens têm conhecimento de que o futuro está nas suas mãos, eles poderão contribuir para a democracia do país”, conclui Zuleide.

O cabo Emilton Jorge da Silva, da Escola Militar Tiradentes, disse que foi uma honra ser a primeira escola a receber o gibi “Tribunal em Contas” e para ele é muito gratificante ver que o Tribunal está trabalhando a base educacional dos jovens que são o futuro do país. José Roberto Martins,13 anos, aluno da escola, falou com entusiasmo do gibi. “Foi uma idéia genial da atual administração. Sempre tive a curiosidade de saber com eram controladas as contas públicas, enfim como funcionava o Tribunal”, finalizou o adolescente.