| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Último dia do segundo ciclo da capacitação sobre o ITIL 4. Clique aqui para ampliar |
A Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluiu, nesta quinta-feira (16), o segundo ciclo da capacitação sobre o ITIL 4, conjunto internacional de melhores práticas para gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Promovido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o curso foi ministrado pelo professor Antônio João de Arruda Cebalho.
Segundo o ministrante, o ITIL 4 refere-se a “Information Technology Infrastructure Library”, metodologia em constante atualização que está em sua quarta edição principal. “Em qualquer área da TI, os padrões de boas práticas estão sempre mudando e o profissional precisa estar preparado para dominá-los. Neste sentido, preparamos os profissionais de tecnologia para acompanhar as transformações do setor”, afirmou.
Cebalho destacou ainda que o conteúdo incluiu a discussão sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no gerenciamento de serviços de TI. “Tivemos a oportunidade de falar sobre a chegada da IA nesse contexto. É preciso preparar o profissional para dominar a ferramenta e não ser dominado por ela. Quem programa e desenvolve IA são os profissionais de TI, então quanto mais capacitados estiverem, mais aptos serão para gerar bons produtos e serviços com o apoio dessa tecnologia”, completou.
O coordenador de Banco de Dados e Aplicações da SETI, Ricardo de Oliveira, que participou da capacitação, ressaltou a importância do ITIL 4 para o planejamento e padronização dos processos. “Este curso é extremamente relevante, porque envolve planejamento, organização e consistência das informações com base em frameworks, que padronizam a execução. A oportunidade se encaixa como uma luva, especialmente para quem lidera equipes de tecnologia”, avaliou.
Já para o analista de Banco de Dados da SETI, Miguel Almeida, o treinamento reforça o compromisso da equipe com a segurança e a eficiência. “O ITIL 4 entra como uma ferramenta robusta, que ajuda a estruturar processos e a fortalecer a segurança dos dados. A TI é um setor dinâmico e exige atualização constante, tanto dos usuários quanto de quem fornece soluções. O curso amplia nossas possibilidades de oferecer serviços mais rápidos, performáticos e seguros”, pontuou.
Também participando do curso, o estagiário Francisco Naifa, estudante de Engenharia da Computação da UFMT e natural de Guiné-Bissau, destacou a importância da iniciativa. “Estou aprendendo muito com o professor. Essa ferramenta nos ajuda a compreender um conjunto de boas práticas aplicadas ao mercado de trabalho. Acho muito importante o Tribunal oferecer esse tipo de capacitação, tanto para os servidores quanto para os usuários finais”, afirmou.
Com o encerramento da segunda turma, a SETI se prepara para dar continuidade à formação dos demais servidores, reforçando o compromisso do TCE-MT com a atualização e o aperfeiçoamento das equipes que atuam na gestão de tecnologia e inovação. “Nesta segunda turma, 32 colaboradores da SETI fizeram o curso. Na primeira, foram 45, e ainda teremos uma terceira turma com mais de 30 servidores”, explicou o professor Antônio Cebalho.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Telefone: 3613-7561

