Os avanços do Tribunal de Contas de Mato Grosso em relação a tecnologia de informação e a fiscalização de recursos públicos tem chamado atenção de outras Cortes de Contas do Brasil, como é o caso de Mato Grosso do Sul. Nesta semana (do dia 31.05 a 03.06), técnicos daquele Tribunal estiveram pela segunda vez visitando o TCE Mato-grossense em busca de parceria. A primeira visita aconteceu em abril deste ano e teve como objetivo conhecer os produtos da Casa, para no futuro firmar convênio.
Desta vez, o conselheiro substituto do TCE-MT, Iran Coelho das Neves, propôs a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as duas Cortes para a troca de informações e tecnologia. Ele trouxe a minuta do texto do convênio que será analisado pelo TCE-MT, para depois ser assinado pelos presidentes dos dois TCEs.
Iran Coelho também convidou o conselheiro Valter Albano e o presidente Ubitaran Spinelli para proferir palestra sobre a modernização e os produtos implantados no TCE. Outra proposta apresentada foi o deslocamento de que uma equipe de técnicos do TCE-MT ao Mato Grosso do Sul para treinar o pessoal local.
Conforme explicou Iran Coelho, há um maior interesse pelas ferramentas de controle externo criadas e implantadas pelos técnicos do setor de Tecnologia de Informação do TCE-MT, como o Aplic (Auditoria Pública Informatizada de Contas) e o LRF-Cidadão. Os dois sistemas servem de auxílio para as equipes de auditores na fiscalização das contas públicas. ¿As duas ferramentas se mostraram eficientes no controle da gestão de recursos e, por isso, são exemplos de modelos a serem seguidos¿, afirma.
Para o conselheiro Albano, que recebeu os auditores em seu gabinete, será um prazer colaborar com o TCE de Mato Grosso do Sul. Ele acredita que o intercâmbio resultará no aprimoramento de ambos os lados, uma vez que há sempre o que aprender.
Durante a reunião com o conselheiro Albano - com a presença da consultora Técnica, Risodalva Castro, da secretária da 5º Relatoria, Jaqueline Jacobsen e a líder da procuradoria Consultiva, Naise Godoy - ficou acertado que a visita ao Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul será no período de 29 a 1º de julho.
Na ocasião da visita técnica, Iran Coelho estava acompanhado do coordenador de Controle Externo, Silvano dos Santos, do auditor Marcílio Alencar e do procurador do Ministério Público Especial, José Aedo Camilo.
