O Tribunal de Contas de Mato Grosso vai transferir conhecimento e tecnologia para o Tribunal do Mato Grosso do Sul. O termo de cooperação técnica será assinado no dia 29, quarta-feira, em Campo Grande, durante visita técnica que inclui palestras e apresentação de sistemas informatizados de controle externo.
A programação da visita técnica será aberta com uma palestra do corregedor geral do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, sobre a modernização do controle externo em Mato Grosso. Ao apresentar as experiências acumuladas pelo Tribunal de Contas do Estado com a implantação de vários projetos ao longo dos últimos cinco anos, o conselheiro espera sensibilizar os conselheiros e técnicos do Estado vizinho sobre a necessidade e importância da modernização dos sistemas de controle das contas públicas.
No dias 30/06 e 01/07 haverá apresentação de sistemas que estão sendo implantados em Mato Grosso. A secretária de Controle Externo da 5ª Relatoria, Jackeline Jacobsen e o gerente de projetos da Coordenadoria de Tecnologia de Informação, Márcio Peres, vão apresentar o Sistema LRF ¿ Cidadão, através do qual o TCE-MT realiza o acompanhamento das contas públicas em relação às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Outra palestra será ministrada pela secretária-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Risodalva Castro Almeida, sobre o Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas, denominado de APLIC,
O termo de cooperação técnica será assinado pelos presidentes dos tribunais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conselheiros Ubiratan Spinelli e José Ancelmo dos Santos, respectivamente.
De acordo com o conselheiro corregedor, O Tribunal de Mato Grosso vai disponibilizar, sem ônus para o Estado de Mato Grosso do Sul, os softwares de projetos já implantados e em fase de implantação, além de técnicos das áreas de controle externo e tecnologia de informação para capacitação e treinamento no TCE-MS.
