O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) recebeu do Tribunal de Contas da União (TCU) e de Tribunais de Contas de outros Estados vários cumprimentos e manifestações de apoio pela criação e implantação do 1º Telejornal de Controle Externo do Brasil – “Tribunal em Contas”. O presidente do TCU, Valmir Campelo, disse que a iniciativa, inédita no país, merece “efusivos aplausos” pelo fato de a televisão ser um veículo de grande importância para divulgar questões relacionadas ao setor, e despertar o interesse da sociedade em conhecer melhor o trabalho do Tribunal.
Para Valmir Campelo, as matérias apresentadas no programa demonstram os excelentes projetos que o TCE/MT tem desenvolvido. “Merecem aplausos, dentre as muitas medidas salutares adotadas por esse Tribunal, as aulas de alfabetização para servidores do órgão, a criação das ouvidorias, os cursos de matérias específicas com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos servidores”.
Cópias em CD-Rom das primeiras edições do programa, exibido toda sexta-feira no canal 36 da televisão paga (TV Assembléia), foram enviadas ao TCU e aos Tribunais de Contas do Brasil. Os presidentes dos TCE de Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro também enviaram ofícios elogiando a iniciativa do Corte mato-grossense. “O TCE de Santa Catarina e do Espírito Santo querem produzir um programa semelhante e nos solicitaram informações sobre a produção”, informou o presidente Branco de Barros.
O 1º Telejornal de Controle Externo do Brasil – “Tribunal de Contas”, foi criado pela atual presidência do TCE/MT com o objetivo de dar maior transparência às ações do órgão. O programa estreou no dia 06 de junho e na sexta-feira (08/08) já estará em sua 10ª edição.
Segue íntegra do ofício enviado pelo presidente do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo.
“Brasília, 18 de julho de 2003
A Sua Excelência o Senhor
Conselheiro BRANCO DE BARROS
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cumprimento Vossa Excelência e, com satisfação, registro o recebimento do CD-ROM com as edições iniciais do 1º Telejornal de Controle Externo do Brasil, intitulado “Tribunal em Contas”, criado por essa instituição. Tal iniciativa inédita em nosso País suscitará, com certeza, manifestações de apoio, elogios e entusiasmo da parte de todos aqueles que compõem o chamado “sistema de controle externo”, por se tratar de veículo de grande importância para divulgar as questões relacionadas ao setor.
As matérias apresentadas nos primeiros programas já demonstram os excelentes projetos que o TCE/MT vem desenvolvendo com vistas a despertar o interesse da sociedade em conhecer melhor o trabalho realizado por essa Casa.
Merecem meus efusivos aplausos, dentre muitas outras medidas salutares adotadas por esse Tribunal, as aulas de alfabetização para servidores do Órgão, a criação da ouvidoria, os cursos de matérias específicas com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos servidores, bem como as visitas periódicas dos alunos do ensino médio das escolas locais às instalações do TCE/MT, os quais, inspirados por tal experiência, certamente se constituíram em formadores de opinião junto à comunidade em que vivem.
Acolho, sensibilizado, as generosas manifestações a respeito do TCU, ao tempo em que reafirmo meu desejo de intensificar, cada vez mais, a relação desta Casa com todos os Tribunais de Contas estaduais e municipais no sentido de manter um intercâmbio de idéias que resulte em uma perfeita integração e possibilite a disseminação de conhecimento e de experiências por todo o Brasil.
Ao agradecer a gentileza da remessa, parabenizo Vossa Excelência por tão relevante iniciativa, encarecendo-lhe transmitir aos demais integrantes do TCE/MT e a todos aqueles que contribuíram para a concretização desse programa meus votos de que o “Telejornal” mantenha o alto nível técnico das primeiras edições e seja um veículo capaz de realçar a transparência e a seriedade das tarefas que lhes compete realizar.
Atenciosamente,
Valmir Campelo
Presidente do TCU”
