:: Tribunal de Contas - MT

Treinamento do TCE em Alta Floresta reúne 22 municípios

25/09/2003 16:39
O município de Alta Floresta, no norte do Estado, é o sexto pólo a sediar, nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, o ¿Ciclo de Palestras e Implementação do Aplic¿, que está sendo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Com 26 municípios, esta é a maior região a receber o treinamento, que, por meio de uma iniciativa da gestão ¿Liderança pelo Conhecimento¿, do presidente Branco de Barros, visa promover a qualificação técnica dos gestores municipais, tendo como prisma a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Cerca de 180 pessoas, representando 22 dos 26 municípios da região, estão participando do evento. O prefeito municipal de Alta Floresta, Romoaldo Júnior, juntamente com demais prefeitos, vereadores e secretários municipais, participou do primeiro dia de palestras e elogiou a iniciativa do TCE, bem como a disposição dos palestrantes em percorrer o Estado a fim de qualificar e capacitar os gestores públicos.

Na semana passada o evento foi realizado no pólo de Cuiabá e reuniu representantes de 11 municípios da Baixada Cuiabana. Na ocasião, os participantes também destacaram a importância do treinamento oferecido pela instituição. ¿É excelente porque nos permite uma visão ampla do Aplic, o qual tem que ser cumprido rigorosamente¿, observou o chefe de patrimônio da Fundação Municipal de Saúde de Várzea Grande, Geraldo Monteiro. ¿Como já disse o conselheiro Antonio Joaquim, esse treinamento é bom, e sendo bom deve ser estendido a todos¿, completou.

Entre os assuntos que estão sendo debatidos, destaca-se o novo conceito da auditoria pública informatizada, implantada recentemente pela gestão do presidente Branco, como forma de agilizar o controle externo, assegurando a correta e eficaz gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Para os técnicos envolvidos, essa capacitação possibilita que dúvidas possam ser tiradas e orientações corretas sejam dadas aos servidores que lidam com esses recursos.

Além disso, temas como planejamento público (PPA, LOA e LDO); controle interno; funções do gestor e legislador municipal; lei orgânica, regimento interno e jurisprudência do TCE/MT; e informações sobre a implantação do Projeto de Triagem, que tem o objetivo de dar celeridade ao processos encaminhados ao TCE, também são expostos pelos auditores, líderes e analistas de sistema responsáveis pelas palestras.

O pólo de Alta Floresta abrange os municípios de Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Guarita, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Juína, Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Cotriguaçu, Juruena, Colniza e Rondolândia.