Tribunais firmam parceria para realização de seminários a futuros gestores municipais
06/04/2004 18:16
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso irão realizar um seminário que terá como público-alvo os futuros gestores municipais. A finalidade do evento, que foi proposto pelo conselheiro Antônio Joaquim, é apresentar aos candidatos a cargos eletivos o novo modelo de auditoria informatizada implantado pelo TCE. Por isso, conforme explicou o conselheiro, o seminário só será realizado após as convenções partidárias.
A parceria foi firmada na manhã desta terça-feira, 06, durante visita do conselheiro ao corregedor do TRE, desembargador Flávio José Bertin que contou ainda, com a participação do desembargador Paulo Inácio Dias Lessa e dos juízes: Rui Ramos, Márcio Guedes, Carlos Roberto Pinheiro, Maria Aparecida Fago, Gilberto Giraldelli e Elinaldo Veloso. Segundo Antônio Joaquim, o Ministério Público, a OAB e a Associação Matogrossense dos Municípios serão convidados para serem parceiros do evento, uma vez que esses órgãos também prezam pela boa gestão pública.
O conselheiro esclareceu que a preocupação do TCE é orientar os candidatos sobre a complexidade do novo sistema de auditoria, pois, se eleitos, eles terão que cumprir o calendário de implantação acordado com a AMM e os atuais gestores. ¿Queremos apresentar antes da eleição, para que depois ninguém diga que não conhecia. A Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) é considerado revolucionário, porque depois de concluída a sua implantação, em 2006, o Tribunal terá uma ferramenta eficaz para o controle dos gastos públicos¿, disse Antônio Joaquim.
Para o Tribunal de Contas, se não vai impedir totalmente o uso indevido de recursos públicos, o novo sistema, pelo menos, criará grandes dificuldades à prática de fraudes, especialmente aquelas relacionadas a licitações. Isto porque, auditores e conselheiros poderão fazer uma auditoria em tempo real, ou seja, durante o exercício.
No caso do Tribunal Regional Eleitoral, o seminário irá abordar a capacitação de recursos, prestação de contas, inegibilidade e outros assuntos de interesse dos candidatos a cargos públicos. ¿Acredito que essa parceria é muito importante para a sociedade, pois estaremos nos antecipando, ensinando e procurando evitar problemas¿, comentou o corregedor Flávio Bertin.